terça-feira, setembro 17, 2013

Respeito é bom e quem não gosta?!



Respeito é bom e quem não gosta?!
por Rafael Belo

Você sintoniza o rádio – claro, se tiver entre tal e tal idade – e ouve uma adolescente pedindo Justiça em um claro discurso ensaiado até o decoro, aliás, decorar a fala e ninguém questiona, apenas cede o espaço para falar, mas o outro lado não aparece. Há perfumes bons e ruins, porém, o excesso de qualquer coisa é ruim. Bem sabemos que combater o mal com o mal gera uma cadeia interminável, um efeito dominó apenas prejudicial. Deixando as hipocrisias de lado será que podemos contar quantas brigas por implicância e simples “atitude de superioridade” vimos, principalmente na nossa infância e adolescência?

Diferença enorme estava no tempo dedicado aos filhos e quando – normalmente – as brigas escolares não terminavam em mortes. Era como o Nacional Geographic ou Animal Planet dos adolescentes. Sozinho na hora do intervalo. De repente levanta a cabeça e se vê cercado. De duas uma: ou ele se enturma ou se impõe. Nenhuma delas significa que não levará chutes, pontapés, pescotapas e demais violências “disfarçadas”. Não só com meninos, claro as meninasmás.com sempre estiveram por aí.

Claro que os tempos são outros e toda violência persistente terá consequências nefastas externas ou internamente. Mas mortes? Estas que nada resolvem. Pelo contrário. Geram um clamor de justiça e injustiça por toda parte. No fim, sempre alguém ficará insatisfeito, mais ou menos. Horrível é o julgamento raso e inconsequente. Valentões merecem morrer e coisa e tal? Que pensamento é esse? Que comportamento é esse? A vítima/agressora - mesmo em legítima defesa como alegou ser – se tornou uma assassina. Tirar a vida de outro ser... Que alma fica em paz ao matar? Ainda mais aonde todas as éticas, morais e religiões seguem a cartilha do não julgarás, respeitar e amar o próximo como a ti mesmo, não matarás... É só hipocrisia?!

O país dos esquecidos não se refere só à política. Esquecemo-nos de tudo, até o assunto se tornar pessoal ou indignar nosso eu tão hipócrita de tantos pesos e medidas. Todo mundo gosta de repetir as vazias palavras “Respeito é bom e eu gosto”. Gostamos mesmo, não é?! Mas nos damos o respeito? O conquistamos? O oferecemos a todos sem preconceito ou classicismo? Transmitimos valores, damos bons exemplos? Como canta Gabriel o Pensador na música Até Quando? “Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)/ até quando vai ser saco de pancada?”...  A reação e a resposta do Pensador é de dentro para fora, não de fora para outra prisão:

Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro!

Nenhum comentário: