sexta-feira, maio 16, 2014

Revanchismo (miniconto) – por Rafael Belo


Airam havia acordado perdida. Suas memórias doíam, sua cabeça latejava. Alguém havia lhe pego na covardia e acertado sua nuca. Ainda bambeava. Balançava e andava em círculos. Por isso, nem bem levantou já estava no chão. Focou melhor a visão. Estava na dança da cabecinha da bêbada. Esticava o pescoço e apertava os olhos. Depois recuava o pescoço e o tronco, virava a cabeça e apertava ainda mais os olhos. Uns cinco minutos depois entendeu. O sol estava nascendo e à sua frente estava duas vacas e uma galinha. Não eram aquelas três fofoqueiras da esquina da sua casa... Tinha certeza. Só não entendia aquela história de mãe... Ela não era mãe... Era?

Mas a história da filha, ou melhor, da menina fazia sentido. Há 21 anos ela teve um aborto espontâneo aos 8 meses. Adolescente, primeiro filho... Era normal,  disse o ginecologista na época. Para Airam tudo bem. Ela não queria perder a juventude. Mas, guardava uma amargura e um rancor... Ambos sem tamanho. Isto havia resultado naquela gastrite nervosa. Ela não se importava e alimentava ambos. Não aceitava brincadeira. Não perdoava. Deixava tudo lhe fazer mal e o mal não perde oportunidade de ser feito. Mas, filha não... Não é?! A suposta filha falava ter ouvido a avó contar a história da herança do pai e como haviam planejado dopar Airam.

- Aquela sogra temporária, gritou Airam. Se for verdade claro, pensou. Depois disso a jovem dizia ser idêntica a ela. Se fosse mesmo, talvez... Somente talvez, Airam acreditaria. Ela tinha a respiração forte e rápida. Seu olhar ainda estava direcionado aos três animais ofendidos pelas vizinhas fofoqueiras, mas ela forçava a mente e toda a vez... Quando ela fazia isso... Pronto. Teve um novo lapso. Lapso de memória. É claro. A história toda da gravidez foi parida em partes. Durante toda a gestação ela esteve dopada em uma clínica psiquiátrica clandestina. Totalmente legal na fachada e de criar bicho de sete cabeças. Era um respeitado hospital...  De repente havia um espelho na frente bloqueando as vizinhas... Sua filha.

Tinha certeza, agora. Era idêntica a ela. Sua filha... Isto dentro do peito era Amor?! Novo... incondicional... Grandioso... Toc... Lá estava Airam no chão de novo. Como aqueles clichês literários, seu inconsciente tomou conta. Estava consciente e lembrava da riqueza de sangue de seu namoradinhos de 15 anos, há 21 anos... Bebeu... Eles não usaram proteção... Ele morreu no mesmo dia... Bêbado provocou um acidente e não sobreviveu para ver quantos havia levado com ele. Airam? Ela estava de cinto no banco de trás. Nem sabia o porquê... E agora... aos 35 anos tinha uma filha de 20... Tinha este Amor, esta vontade de proteção, mas Airam era puro rancor e revanche. Ah, ela teria revanche e pelas feições tão conhecidas daquela desconhecida filha ela pensava o mesmo. Era duas rancorosas, mas mãe e filha.

Nenhum comentário: