segunda-feira, junho 23, 2014

O que aconteceu? – por Rafael Belo





Ela foi trabalhar. Colegas a viram entrar no escritório e, mais tarde, saindo para o almoço. Isto foi dia 9 de janeiro de 2004. Ela desapareceu. Não foi obtida mais nenhuma informação sobre a mulher. Há dez anos ela está desaparecida. É um relato real da mãe da jovem ainda não encontrada. É falsa a história de ter de esperar 48 para denunciar um desaparecimento. Tratando-se de um adulto sem qualquer problema é mais moroso sim, mas um idoso, uma criança ou qualquer pessoa com algum problema de saúde, é preciso imediatamente dar queixa na polícia.

Não é difícil desaparecer sem deixar qualquer rastro. Desliga-se o celular, deixa de entrar em contato e pronto. Imagina quantas coisas podem acontecer. Em 2011, o jornal O Globo fez um levantamento no Brasil que apontou: a cada 11 minutos uma pessoa desaparece no país. São 141 desaparecimentos por dia, 51 mil 465 pessoas por ano. Ou seja, nestes dez anos sem notícias da anônima desaparecida citada no início deste texto mais de meio milhão de pessoas saíram de circulação no cotidiano da vida brasileira, exatamente 514 mil 650 pessoas.

Estes são os registrados. Em 2007, a Unicef (Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para Criança, agora é conhecido como o Fundo das Nações Unidas para a Criança.) divulgou que das 2,2 milhões de crianças no mundo na época, 1,2 milhão eram anualmente vítimas de tráficos humano. Não há dados atualizados sobre desaparecimentos no Brasil e no mundo. Mas desde a história: um dia foi comprar cigarros e nunca mais voltou, até os usuários de drogas e daquelas que foram fazer uma visita e sumiram, amigos e familiares permanecem em dúvida sobre o que aconteceu.

Mais de 201 milhões de pessoas existem hoje no Brasil e 7 bilhões no mundo. Para todos os brasileiros desaparecerem seriam necessários cerca de 20 mil anos, considerando que não teremos mais filhos. No mundo iriam aí mais ou menos 640 mil anos... E os que já desapareceram, serão esquecidos? Só se mantermos lembranças ruins destes. Mas laços de sangue não são desfeitos, assim como de verdadeira amizade. Nós precisamos saber. Ter um motivo, qualquer razão para tudo. Ninguém simplesmente desaparece. Ou fugiu ou está preso, sem memória, no hospital, assassinado, morto por causas naturais ou acidentais e quem sabe abduzido. O fato é: o que aconteceu? 

Nenhum comentário: