domingo, outubro 05, 2014

Passarinhando (resenha) – Rafael Belo


As superstições nos rodeiam e não acreditar nelas também nos cercam, mas o poder mesmo está nas palavras. Se te dissessem que podíamos voar quando crianças acreditaríamos? Quais seriam as consequências? Este é o enredo grandioso de Passarinho de Crystal Chan.

Quando voar acaba em queda e a queda em morte toda uma família vive de segredos, meias palavras e silêncios. Quão doloroso pode ser nascer no dia da morte do irmão? John, Passarinho, faz sombra na vida de Joia mesmo anos depois de morto. A dor e a falta de esclarecimentos podem mudar muitas vidas.
 
Amizade, Amor, luto, superação e descoberta são os ingredientes espalhados em 222 páginas neste romance de estreia da multicultural Crystal Chan. Uma leitura gostosa que nos prende em um enlace do qual não queremos nos desatar e seguimos devorando levemente a intensidade dos personagens de Chan. Provavelmente este caldeirão étnico traz este ineditismo literário para nós.

Por isso, recomendo uma entrega total a Joia e a narrativa em primeira pessoa nos levando a mente iridescente dos 12 anos. Há inexperiência, evolução e muita beleza para nos sensibilizar (quem sabe chorar, nos identificar?) com a caracterização de comportamentos dos quais não estamos acostumados a ler por aí, mas o livro poderia ser melhor trabalhado, principalmente no início. Mas, apenas escrevo: vale a pena ler.



Joia, uma menina de 12 anos, afirma ser “metade jamaicana, um quarto branca e um quarto mexicana”. Ela tem a vida marcada não apenas pela falta de uma identidade cultural, como também pela ausência do irmão, que morreu no dia em que ela nasceu, e pelo silêncio de sua família.

uma história sobre crescer em uma família de diversas origens étnicas em uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos. Na internet, a escritora faz parte de uma campanha em prol de livros que tratem de diversidade cultural, pois, de acordo com ela, há muitas histórias assim mundo afora e nem todas são ouvidas. Passarinho será lançado em 21 de junho.

Nenhum comentário: