segunda-feira, março 09, 2015

Abra a janela

por Rafael Belo
O som da chuva traz sorrisos e arrepios simultaneamente. Depende de quem somos. Independente do tempo da queda das águas já não tão puras como antes, também já não o somos. Caímos cadenciais como estas águas de março diariamente, mas, como as cidades, estamos impermeáveis. Não absorvemos a garoa, chuvisco ou torrenciais granizos e temporais. Inundamos e levamos nossa confiança e convicção para longe porque já não há mais onde escorrer. Nossas vias se vão e basta olhar para a cidade que ela também se vai.

Mas para onde? Para o mesmo lugar, porém é necessário adubar, enriquecer o solo empobrecido onde mudos não mudamos e nem plantamos as mudas certas para reflorescer. Ora! Nem jogamos o lixo no lugar, não cedemos espaço, acentos, assentos só ocupamos e nada mais. Há naquela cor natural ainda não desbotando o sorriso pelo sorriso, o brilho pelo chocolate presenteado, a flores bem-vindas, o semblante se irradiante diante de um bebê e perante um cachorro no colo.

Isto é gentileza. O quanto dói ser gentil, oferecer o lugar, jogar o lixo na lixeira? Parece muito dolorido se expor, permitir o outro se aproximar, se arriscar... Viver uma dor passada é estender o sofrimento ao nada e esperar encharcados o sol secar enquanto é noite. Então, transbordamos e levamos outros conosco como a cidade carregando motos, carros, casas e vidas, levamos caminhos, oportunidades, necessidades, nossa poesia...


Somos o som da chuva, o barulho da cidade, esta infertilidade promovida pelo nosso pânico a nos paralisar enquanto nos preocupamos com a inutilidade do medo, ao invés de nos alertar para a necessidade deste alerta. Como vamos sorrir ou arrepiar se nos esvaziamos das coisas erradas? Precisamos parar com as deturpações para plantar a semente e colocá-la no sol mesmo dentro de um temporário copo de plástico, mesmo nem tudo sendo efêmero precisamos abrir a janela.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Mesmk tudo seno efêmero..*.".......muito bom, retrata tudo com um olhar diferente! Parabéns! Lindo. Mam