domingo, maio 03, 2015

Grão de areia na gota do oceano (resenha)


por Rafael Belo
A tristeza é a maré necessária para nos impulsionar além da praia, para nos tornar quem precisamos ser. As alegrias são as ondas indo e vindo conforme os ventos soprarem e nós somos os grãos de areia, às vezes as gotas do oceano. Não há como sermos se não passarmos por alegrias e tristezas. Sãos os caminhos que escolhemos por nossa única conta e risco que irá florescer ou matar nosso jardim.

Amber Appleton é Quase uma Rockstar mesmo. Como Matthew Quick intitula essa forte e emocionante história tratando a religião e a relação com Deus, a vida e as pessoas de uma forma prática e informal sem amarras e incapaz de deixar algo de lado. É leitura indispensável da mesma forma de O Lado Bom da Vida.

Voltei a infância e a adolescência lentamente sem sequer perceber sendo envolvido pelo estilo leve e direto de Quick. Levou-me aos meus medos e leituras de clássicos infanto-juvenis no ambiente ideal àqueles que se veem e se deixam a margem dos clichês estudantis, da segmentação social já elaborada nas panelinhas escolares.

Os Cinco, JC, SJ, PC, os velhinhos, As Divas Coreanas, Donna, Rick, Franks, Triplo B e as fatalidades cotidianas não nos permitem nos afastar desta leitura marcante nos levando ao riso e ao choro na mesma proporção. Leia com atenção, pois há mais nas palavras do que elas dizem até chegar a um belo final onde nos vemos um grão de areia em uma gota no oceano.
##
Desde que o namorado da mãe as expulsou de casa, Amber Appleton, a mãe e o cachorro moram em um ônibus escolar. Aos dezessete anos e no segundo ano do ensino médio, Amber se autoproclama princesa da esperança e é dona de um otimismo incansável, mas quando uma tragédia faz seu mundo desabar por completo, ela não consegue mais enxergar a vida com os mesmos olhos. Será que no meio de tanta tristeza e sofrimento Amber vai recuperar a fé na vida? Com personagens cativantes e uma protagonista apaixonante, Matthew Quick constrói de forma encantadora um universo de risadas, lealdade e esperança conquistada a duras penas.
Editora : Intrínseca
Páginas: 256
Ano: 2015
#


Nenhum comentário: