segunda-feira, junho 08, 2015

Enfermidades



por Rafael Belo

Pastando pela produtiva manhã, vacas e cavalos ruminam o dia explodindo em um dourado ouro com a intensidade daqueles ainda com preguiça de acordar após um feriado prolongado. Mesmo quem adoeceu percebe a explosão de luz lá fora, mas estar doente é ver a dificuldade de se manter saudável diante de tanta negatividade, tosses e espirros.

Estar adoecido é como estar em um corpo estranho e ser um estranho corpo em um mundo indócil, apesar da domesticação generalizada, há muitos anticorpos procurando acabar com a invasão e, no caso, nós somos os invasores. Até as pessoas mais saudáveis caem doentes, mas nunca é com aceitação e tranquilidade. Há muita luta antes...

Há tempos nos quais parecemos não controlar nossos corpos e voltamos a ser àqueles velhos fantoches dependentes de alguém, esperando mexerem nossas cordinhas para nos movimentar. Deixamos de ter vontade, mas não podemos nos entregar. Ficar doente é temporário, é uma fase de fortalecimento e tudo é uma questão de ponto de vista.

Tratando seja lá qual for à doença de maneira adequada e até o fim, ficamos sim mais fortes, nos prevenindo para evitar ao máximo adoecer de novo. Há tantas formas de ficar doente, mas estar ativo, positivamente acreditar em si mesmo e seguir seja um passo de cada vez, seja uma corrida de obstáculos é deixar qualquer enfermidade distante. Assim, quem sabe, podemos ruminar calmamente e com clareza o que está a nossa frente e o que nos rodeia.

Nenhum comentário: