segunda-feira, junho 15, 2015

Olhar no horizonte



por Rafael Belo

Um grito de humilhação, um pranto de raiva repetido diariamente depois de ameaças de demissão... Um sorriso irônico, uma ameaça velada no cotidiano do trabalho e várias demonstrações de assédio minando a autoestima de qualquer ser confiante já distante de quem era e de quem deveria ser. Todos em algum momento já sofreram um tipo de assédio no emprego e qual foi sua reação?

Dê poder a uma pessoa ou tire tudo dela e verás quem ela é. Conhecemos bem esta frase. É óbvio que só podemos estar falando de caráter. Não há relatividade no caráter de uma pessoa ela estando necessitada, ou não, tratará as pessoas da mesma maneira, ela sendo milionária ou paupérrima terá as mesmas atitudes, chefe ou subalterna não mudará a forma de conversar com ninguém. Se você está pensando que não é bem assim...

Você saber que não é ético, educado ou sequer correto e mesmo assim fazer ainda se sentindo mal com isto... Qual é o seu problema? Quantas desculpas possui para realizar algo que “não quer”? “Estou só cumprindo ordens”, “é o meu trabalho”, “preciso sobreviver”, “o editor vai mudar mesmo”, “não posso perder este emprego”, “estava brincando”... Acrescente a sua... Não, quer dizer... Por que insistimos em nos desvalorizar pensando não sermos capazes?


Somos capazes de sempre melhorar e não podemos ficar quietos esperando nosso rumo cair no nosso colo. A verdade é que não podemos parar, precisamos estar sempre atentos e buscar aprimorar nossas qualidades. Assédios morais e sexuais só existem pela covardia daqueles que detém algum tipo de poder e não possuem nada de liderança, adoram diminuir as pessoas e reforçam a própria adoração, principalmente, quando pensam que são ameaçados. Estamos muito acima de qualquer forma de humilhação e oportunidade de humilhar. Vamos levantar a cabeça e enxergar que sempre há formas de melhorar basta perceber o horizonte.

Nenhum comentário: