domingo, novembro 22, 2015

Não tenha medo (resenha)


Todo ser humano já sentou em uma roda de conversas para ouvir histórias. Se for com fogueira então... Dificilmente as assombrações locais deixam de fazer parte destes encontros motivados para assustar e perturbar os sonhos, mas também há algo da cultura embutida em cada um destes causos. Claro que todos os povos cultuam esta tradição e entre os mais antigos estão os japoneses... Como não levar um susto com uma maldade sem fim em seus livros e filmes? Kwaidan – Assombrações, de Lafcadio Hearn nos ensina sobre a origens dos contos populares do Japão.

Em plena sexta-feira 13, parei em frente das máquinas de livros espalhadas pelas estações de metrô de São Paulo e lá estava o livro. Não tive dúvidas: cliquei no número e imediatamente comecei a ler. Hipnotizado fui descobrindo de onde surgiu e cada uma das simbologias das assombrações japonesas – e orientais no geral, ansiando pelo que viria a seguir.

Com uma linguagem leve e bem elaborada viajamos pelas diversas eras da milenar cultura japonesa de várias épocas conseguindo nos fazer enxergar lógica em muitas atitudes e filmes de terror. Há um significado para cada forma, cada veste, todo ato... Os espíritos são vingativos, cheios de temperamentos e sempre cobram as promessas feitas.

A morte não é o fim e cada conto deixa óbvio o motivo disso e os porquês de cada manifestação. Nenhuma história é tratada de maneira fantástica, há uma sensação de causa e consequência, de... normalidade neste “Pós-Vida” tanto que os japoneses – de acordo com o autor – nunca se importaram em registrar tais contos, era uma tradição oral. Aliás, a importância dada a cada ser vivo e a certeza de que fauna e flora possuem um espirito esclarece ainda mais e nos instiga a não querer o fim da obra. Uma leitura rápida e deliciosa. Não espere, leia já!

*
Editora Claridade
Lançamento: 2007
160 páginas
Ficção japonesa
Contos populares japoneses
Autor Lafcadio Hern
Kwaidan – Assombrações


*

Nenhum comentário: