domingo, agosto 07, 2016

A jornada da dúvida (resenha)




Uma viagem histórica pelo início do Cristianismo nos envolvendo nas dúvidas e divisões de maneira forte e incisiva, do monge Hipa. Ele, atormentado pelo demônio Azazel, acaba direcionado por este de Alexandria até a Síria provando das tentações que envergam a retidão e integridade deste religioso médico. A dualidade na personalidade de Hipa faz nossa capacidade de entendimento e reconhecimento neste personagem tenha um elevado grau de envolvimento na história.

Escrita de forma elegantemente simples, Youssef Ziedan, nos leva a percorrer 384 páginas de uma densa questão ainda mais no Egito. Com esta obra o autor premiado venceu o prêmio internacional de ficção árabe e preciso de coragem para introduzir a questão da fraqueza na carne na rígida sociedade egípcia. A busca de conhecimento de Hipa nos leva ao ímpeto de segui-lo e querer saber sempre o que vem em seguida. As interpretações de sinais divinos e as conseqüências.

Há coisas hediondas acontecendo e as amizades poderosas que Hipa faz, assim como os posicionamentos de todas as peças deste tabuleiro destas divisões e dúvidas ainda mais intensas, mais expostas e o que fazer quando depende de si mesmo e de uma resposta clara de Deus? A aventura não é só da mente, do corpo, mas principalmente da alma. Será Azazel mesmo o demônio ou uma criação de Hipa? Talvez seja apenas o confidente esperado pelo monge...

O poder da religião na forma dos bispos, o poder da mulher com os contornos de Martha nas loucuras possível e passível de surgir com ela, além das conseqüências da “liberdade” das mulheres em um tempo tão remoto. Claro, falo de Otávia e cada detalhe da relação a envolvendo com Hipa. O que é fanatismo? O que é puro? O que é maculado? O que é preciso fazer para sobreviver? Quantos segredos fazem o novo pilar do mundo se sustentar?  As vidas tiradas e as tentações nos fazem torcer e chorar pelos magníficos personagens se levantando e caindo ao lado do protagonista desta instigante história que penetra exatamente nos pontos chaves da mente, da alma e do coração. Dê uma oportunidade para esta incrível jornada.
*
Editora Record, Copyright @2009, Título original: Azazeel . Brasil 2015,  tradução: Safa A-C Jubran.

Nenhum comentário: