domingo, agosto 21, 2016

Clássico Tesouro (resenha)



Mais uma vez revivi a amizade, a união, a inocência, a aventura, a liberdade, o sonho de toda criança de mostrar do que é capaz... Em Os Goonies, criado por Steven Spielberg e escrito por James Kahn edição de 30 anos, a Darkside não deixou por menos nossa nostalgia com uma fantástica capa encadernada e esta viagem da memória só faz bem a cada página. Não lembro se foram Os Goonies ou a Coleção Vaga-lume a vir primeiro, mas com certeza influenciaram toda minha adolescência.

Andy, Stef, Dado, Bocão e Gordo foram criados há 32 anos em um lançamento simultâneo na literatura e no cinema, desde então, acompanhamos e vivenciamos a história do narrador em primeira pessoa Mikey, que leva toda esta sua turma em busca da lenda do tesouro de Willy Caolho. Será que podemos ser adolescentes outra vez querendo salvar todo o bairro de ser vendido e assim sermos levados à sério e voltarmos a crescer.

Controlar o portão destino já passou pela cabeça de todos, mas imagine como fazer acontecer com um Sloth contigo? Se você já leu e/ou assistiu sabe do que escrevo... Será que conseguiríamos salvar nosso bairro e nossas casas? Fugir do perigo? Com certeza não assisti a estreia do filme, mas alguma das reprises na década seguinte quando já era um clássico (pelo menos da sessão da tarde na época) e todas as vezes que passa desde então. É o tipo de filme que se você não assistiu podemos alegar que você não teve infância...


São 240 páginas, mais um mapa do tesouro, um epílogo do destino dos personagens feitos para nos fazer reviver as armadilhas e artimanhas do pirata de mais de três centenas de anos: Willy Caolho. Quantos tesouros e cavernas não procurei e ainda me despertam os sentidos da aventura por causa deste filme e esta edição especial faz o mesmo. Quem topa (re)assistir esta viagem no tempo?

Está fazendo o quê?! Vai ler agora e garantir que novas gerações o façam também.
*
Tradução Cecilia Giannetti 2012. Original 1985 warner books edition

Nenhum comentário: