domingo, setembro 11, 2016

Tenda itinerante do eu (resenha)



Quantas pessoas se sentem na sombra de um parente ou amigo? É como se elas ainda não tivessem encontrado quem são ou utilizassem a personalidade iluminada de outra pessoa para se ofuscar ou é simples inveja ou extrema idolatria... Enfim, muito típico do comportamento humano, principalmente retratado pelos filmes e livros estadunidenses. A separação por classes feita por Jennifer Egan em Circo Invisível é a forma retratada em 319 páginas de como isso é perturbador na construção do eu individual e livre de cada um para fazer a vida ter sentido, ainda mais com mortes alterando o que já era frágil.

Phoebe vai se descobrindo oito anos após a morte de sua irmã mais velha e 13 após a morte do pai. A acompanhamos, aos 18 anos, quando ela resolve fazer o caminho que sua irmã Faith fez pela Europa.  Será real tudo dito pela irmã enquanto ainda viva?  O que de fato aconteceu? Quantos desvios apareceram no caminho de Faith? Phoebe está preparada para saber a verdade sobre a venerada irmã? A perfeição no ser humano é o imperfeito e o quanto podemos absorver de uma reviravolta? Existe tal reviravolta? O Circo Invisível nos rodeia por um momento mágico e temos de ser capazes de continuar erguer a tenda, mas e se houver um lobo envolvido?

Wolf Sebastian foi a última pessoa a ver Faith viva. Ela se suicidou na Itália e mesmo morta tenta ofuscar a protagonista Phoebe. Faith parece uma ironia e um paradoxo, pois é como se incitasse a irmão a ter fé e seguir seus passos como se sua alma precisasse de libertação. Sabemos que só...  Bem, Faith permeia toda história desde o início quando o novo namorado da mãe não agrada Phoebe nem a ideia de mudança, assim ela parte sozinha para encontrar a si mesma. É uma jornada já imaginada por todos nós e vamos com Phoebe atravessar o Atlântico.

Circo invisível é esta força que nos impulsiona, este algo grandioso está por vir, este faça algo, se mexa que apenas podemos sentir. Os segredos, a vergonha, o constrangimento, o medo, mistérios e revelações na medida certa. É nesta tenda, que só sentimos, o lugar onde a vida de Phoebe se transforma e revelações surgem.  Vamos ter a sensação de ausência, etapas concluídas e o seguir em frente. Vamos encarar o passado e o presente ao mesmo tempo e teremos vários processos de luto para encarar. Ignorar o viver será possível ou seremos um abismo de raiva? Entre neste Circo ou simplesmente o descubra. Leia!

Nenhum comentário: