segunda-feira, fevereiro 13, 2017

Não assista séries


por Rafael Belo

Não assista séries! Algumas são tão boas a ponto de nos viciar como os desenhos e animações dos anos 1980 e 1990 das nossas infâncias quando parávamos tudo e corríamos para frente da televisão para mergulhar nas histórias e personagens. Há poucos dias estávamos lembrando, eu e um casal de amigos, desses até o início dos anos 2000. Lembrei, além desses, de séries ainda na minha memória como Anos Incríveis e Mundo da Lua. Séries roubam nosso tempo e nos levam para onde elas passam e de repente é o nosso assunto principal. Elas não acabam mesmo se as temporadas infinitas chegarem ao fim, até porque muitas representam nossa realidade.

Você já parou para contar quantas séries acompanha? Ultimamente eu não tenho assistido. Quero esperar as temporadas acabarem e fazer minha própria maratona, deixar uma parte do tempo livre – só uma parte – para isso. Mas, há pouco eu assistia menos de dez, mas já cheguei a acompanhar algo em torno de 30... Em 2015, foram produzidas 409 séries de TV originais, de acordo com um estudo da vice-presidente executiva da FX Networks, Julie Piepenkotter. É! Você não leu errado. Foram exorbitantes 409 séries impossíveis de acompanhar, mesmo 10% delas.

As mais assistidas e comentadas são Friends, How I met your mother, Supernatural, Games of Thrones, Marco Polo, Vikings, The Walking Dead, Legends of Tomorrow, Grey’s Anatomy, Demolidor, Justiceiro, Luke Kage, Jéssica Jones, Stranger Things, The Flash, The 100, Teen Wolf e centenas de outras não necessariamente nesta ordem. Identificamo-nos, nos aventuramos, nos colocamos no lugar dos personagens, torcemos por eles, reclamamos dos roteiristas, queremos aumentar o tempo e ficamos ansiosos para o próximo capítulo.


Este ano de 2017, o número pode passar dos 455, só a Netflix prevê o lançamento de 30. Friends From College, Punho de Ferro, Os Defensores, Deuses Americanos e Legion são estreias prometidas por diversas emissoras e aguardadas por milhões de fãs.  Nem durante a vida mais longa seria possível acompanhar todas as séries nem àquelas amadas por nós. Aliás, é bom lembrar a durabilidade delas. Supernatural está em seu décimo segundo ano e promete ser o último. Friends chegou há dez anos e How I met your mother, nove. Quando elas acabam nos deixam órfãos repletos de saudades dos melhores episódios, de cada personagem... Então, não assista séries! Pelo menos não sozinho. Faça uma maratona com os amigos e aproveite a maior quantidade de tempo possível para confraternizar.

Nenhum comentário: