segunda-feira, março 13, 2017

Terceirizar as responsabilidades



por Rafael Belo

Estamos em um oceano cada vez mais amplo e ainda assim o mundo é uma gota d’água. Há tantas opções nas distâncias agora inexistentes e, ao invés, de facilitar nossas escolhas, complica. Mas, complica pela nossa covardia diante de tanto perder para um ganhar. Isso porque, os valores dados a perder e ganhar podem ser invertidos pela forma da aquisição da nossa experiência e, sempre, diante da nossa interpretação. Somos nós os responsáveis por quem está em nossa vida.

Ainda vale mais uma pássaro na mão a dois voando, mas continuamos nos enganando querendo qualificar e pontuar a abstração do outro como se fosse concreto, como se as situações não exigissem posições diferentes e pensamentos e sentimentos não entrassem em conflito. Somos fracos em manter nossas escolhas diariamente e fortes ao mudar para a grama mais verde sem nem saber se há essência nesta aparência. Só há tentação se nos permitimos ser tentados.

Para o ego ter muitas possibilidades é uma massagem. É óbvio, nos sentimos bem.  Mas é muito melhor conquistar de novo o mesmo depois de conhecer mais profundamente todos os tijolos e o cimento unindo, permitindo a construção se manter. Não vejo escolhas erradas nas nossas vidas, mas formas erradas de lidar com cada uma delas. Vivemos de comparações e traumas cheios de ideias de conspiração aumentando as discussões sobre a relação.


A ideia é compartilhar a felicidade, confiar e não deixar uma relação onde projetamos pesos e expectativas seja a sombra de todas as outras relações. Preferimos ser gota d'água a oceano indo na incerteza de tantas possibilidades a incerteza do conquistado. Somos incertezas, estamos em construção e precisamos viver na certeza de tentar melhorar nós mesmos diariamente. Estendermos-nos ao outro, o qual escolhemos dividir nossa vida e quem somos, é não escolher quaisquer outras opções e só nós podemos ser responsáveis. Por isso, escolho apostar tudo para ter certeza de estar inteiro e no meu melhor.

Nenhum comentário: