segunda-feira, janeiro 22, 2018

A epidemia oculta






por Rafael Belo
Você já ouviram falar da Ministra da solidão? Não, Não é mais uma readequação da base, uma acomodação para os aliados ou uma campanha governamental para angariar votos para aprovação de alguma medida impopular. Nem sequer é no Brasil. Bem que podia ser outra piada pronta para rirmos ao invés de chorar. É bem real. O Reino Unido acaba de criar este cargo político. Lá reina o cinza e um comportamento completamente diferente daqui, mas quantas solidões também colecionamos?

Tudo indica que as conexões atuais não vêm com atualizações de abraços, presença e atenção real, mas com uma memória assombrosa ocupada por uma carência extrema. Esse Black Mirror da vida real reforça o que a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, apontou como “a triste realidade da vida moderna”. Esta tristeza afeta por lá mais de nove milhões de pessoas. A imaginação corre diante das possibilidades da nomeada na pasta, Tracey Crouch, têm. Como resolver a solidão? A presença de outra pessoa não é o bastante nem de uma multidão.

Esta situação está marcada como “epidemia oculta” e vai gerar uma estatística britânica de isolamento social. Dá pra imaginar muitas formas destas medidas abrirem precedentes pelo mundo. Há alguém que não se sentiu solitário e isolado? Se formos verificar os adolescentes e jovens abrangemos uma faixa-etária de 12 a 30 anos… Como estamos entre os países em estado de envelhecimento a situação piora se contarmos os detalhes e responsabilidades de adultos e idosos…

A epidemia do isolamento e da solidão está publicada a todo instante nas redes sociais pelo mundo adentro como um alerta, mas vem com a explicação de ser “indireta”, “brincadeira” ou “nem tudo que eu publico é o que penso e sinto”. Oi?! Enfim, estamos conectados o tempo todo e até isso deturpamos. A conexão acaba sendo sinônimo de isolamento e basta levantar a cabeça para vermos o quanto as pessoas não estão lá. Quando a chamamos de volta, toda vez, fica algo perdido neste retorno. Parece uma experiência fora do corpo mal sucedida aonde aos poucos vamos nos perdendo no caminho. Já pensou o que é e quem seria a Ministra da Solidão brasileira?

Nenhum comentário: