segunda-feira, fevereiro 11, 2019

Maturidade anual





por Rafael Belo

Há muitas canções, poesias e textos dizendo o quanto queremos crescer quando crianças e depois voltar. Não são só as dores e desamores, mas aquela proteção e a quantidade de possibilidades ao nosso redor onde só a infância é capaz de oferecer plenamente, mas apenas a maturidade nos dá com a liberdade e a compreensão de aproveitar nosso tempo. Ter experiência e idade não significa ser maduro. Tem pessoas que nunca amadurecem.

Não importa ter dez anos ou 60, a gente nem sempre quer entender ou está preparado para os acontecimentos a nos atingir ou até às consequências daqueles forjados por nós. Nada disso impede as ações e reações. É aí que criamos proteções, desculpas e impedimentos. Paramos aí no tempo. Queremos aproveitar quando não tínhamos responsabilidades, quando tudo era mais fácil, na maioria das vezes, as perspectivas são diferentes como as expectativas, então como podem as maturidades serem iguais?

Há diferenças por toda parte e o conceito de igualdade se aplica às leis e ao tratamento cortês uns com os outros. Entender isso é maturidade. Já parou para lembrar de algo? Eu volto e ainda paro e fico encarando as árvores altas e cheias de troncos e galhos pensando o que daria para ver do topo delas e os sentimentos causados ao chegar lá. Na casa da minha avó materna os cheiros de toda a casa e quintais são minhas memórias me levando até o sentimento, principalmente das frutas madurando. O aroma do verde, das flores, das jacas, das carambolas, das acerolas, das pitangas, das jabuticabas, dos canais, das bananas, mas essencialmente das mangas. Eram tantas variedades e tinha que esperar amadurecer.

Nunca tive pressa para crescer. Viver com tantas pessoas diferentes no tempo e idade me fizeram observar e ouvir sem querer deixar de ser quem sou nem quando sou. Cada idade passada teve aquele momento de respiração profunda e o “é tenho tal idade”. Eu chamo isso de maturidade anual. A cada idade chegamos a maturidade dela. Estamos todos nesta situação particular onde olhamos para  o que passamos ano a ano e escolhemos se estamos preparados para mudar de atitude, de crescer, de transformar seja lá qual dificuldade e dor, em algo positivo capaz de nos trazer até aqui. Então, podemos dizer: é cheguei a maturidade, esta é minha atual idade, que venha a próxima.

Nenhum comentário: