sexta-feira, maio 25, 2012

Constelação se reflete no rio corrente*




                     



Trilha - O Vento - Los Hermanos - áudio da crônica Constelação se reflete no rio corrente*

por Rafael Belo


Como se arrastam seis meses para quem quer muito algo e como correm para quem o tempo precisa ser reorganizado. Ainda bem... De alguma forma voltamos para o espaço criado por nós. Isto feito, sentimos a saudade de compartilhar formas e olhares do avesso. Assim, me sinto eu. Hoje sou um rio e um rio retorna com novas arestas. Novo, mas encorpado com toda a vivência regada ao longo das retas e curvas de uma marcação rítmica cantada pelo presente constante.


Não podemos nos ater a uma parte de quem somos, pois, ao mesmo tempo nos infiltramos com nossas águas pela terra passante e somos constelação recém-nascida, pronta para viver um novo infinito público/particular no querer o brilho inerente de todos, expandido além do olhar. Somos contemplação e vínculo. Saciados e sedentos de uma direção sussurrante ou gritada no nosso íntimo, nos nossos passos... Por uma pontuação de fim em nós é desconhecer a nossa nata abertura para reciclar e evoluir. Somos interrogação...


Pegar distância para olhar o caminho e lapidar o já adquirido é um ótimo trabalho de paciência. Mas há dor. Como seres sinestésicos – independente do grau –deixar seus prazeres de lado pressiona o pulmão até o ar ficar rarefeito, até precisarmos dar um pequeno passo e darmos um gigantesco naquela atmosfera lunar. Os detalhes passam por opção racionalmente, mas o restante do corpo pensante, ampliando os sentidos da alma, não deixa nada escapar, e como um filme decorado, vemos o passado ignorado direto do nosso refúgio na lua.


Sabemos da relatividade do tempo porque nós o somos. Podemos dobrá-lo e tudo acontecer simultaneamente mesmo em diferentes datas do calendário, podemos esquecer das marcações temporais e nos perder sem uma mínima rotina ou podemos organizar toda esta retidão escrita no horizonte referente tremeluzente do espetáculo da morte e nascer do dia. Os cães não têm noção de tempo, você pode sair um minuto ou um dia e a falta será a mesma para eles. Não é preciso ser complexo, escrever de formas poéticas ou rebuscadas, mas se assim estiver posto, o sentimento contido nas palavras se revela... Ou há sempre o dicionário e o “Doutor Google” para detalhar e ajudar a nos reconhecermos e levarmos a vida adiante no tempo proposto para cada um.


ps: é sempre bom voltar a este espaço que sou eu.

*( A imagem captei na escola santo antônio)

Nenhum comentário: