segunda-feira, dezembro 02, 2019

Olhar outra vez












por Rafael Belo

A vida é feita de impulsos e tons. Force-se a parar e enxergar. Sinta seu próprio pulso pronto. Estamos pulsando no nosso tempo, mas como está ao redor? Você já deve ter pensado, mas já parou para pensar? Um tom errado e toda a intenção depositada na fala lançada vira palavras ao vento. O impulso mal calculado pode ter sequelas ou resultar no fim antecipado. "É a vida", diríamos preguiçosos, acomodados e cansados. Porém, se prestarmos atenção, a nossa correria enchendo nossa boca para continuar afirmando nossa falta de tempo é total distração dos fatos da realidade.

Distração escolhida e nos cegando em uma rotina massiva acelerada cultivando ansiedades e sensibilidade quando algo nos afeta diretamente. Diria afeta o eu. Afirmo machucar a primeira pessoa. O distanciamento acaba quando não terceirizamos nem pluralizarmos tudo. É pessoal mesmo se não for. Aquele defeito, aquela grosseria chegando aos nossos ouvidos, vindo a público sem o nosso consentimento em um reflexo egoísta nós magoa, nos chateia porque não somos esta fortaleza que vendemos. Isto é só mais uma imagem. 

Precisamos ser sinceros com quem fica com a gente o tempo todo. A honestidade com aquela imagem no espelho precisa vir em primeiro lugar seguindo quem está disposto a estar com muito além desta imagem, deste reflexo. Isto porque tudo fora do que chamamos de eu é reflexo, uma simples palidez da veracidade, umas pitadas da realidade vista pelos nossos olhos. Quem o outro é. O que o outro sente. Todos os obstáculos e quedas corresponsáveis por esta pessoa estar aqui, agora é só dela. Os efeitos e reações são particulares. Por isso, a palavra respeito vem em primeiro lugar.

Não só como palavra mas como ação. Toda reação deve também respeitar e considerar pessoas e lugares, primeiramente. Respeito vem do latim respectus significando ação de olhar para trás. Olhar uma segunda vez. Eu vejo como não emitir opinião, julgamento sobre ninguém já no primeiro contato e em todos os seguintes. É simplesmente considerar o outro e os efeitos de qualquer coisa emitida por nós sobre o outro e sobre o ambiente onde estamos. Ando errando bastante ainda e desrespeitando pessoas e ambientes, mas cada vez menos. Se realmente respeitássemos uns aos outros e lugares, coisas ruins e más não teriam vez, o mundo não estaria devastado socioambiental e sentimentalmente. Assim espero que cada um de nós seja além de impulsos e tons.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lindo! Perfeito

Luciana disse...

Em um mundo digital e globalizado, o desrespeito ainda é gritante. Seu texto nos faz olhar para dentro!!