terça-feira, maio 12, 2020

Quando Amor







por Rafael Belo

Há mais gente com medo reprimido a isolada. Há mais gente desgastada  e angustiada a inteira e equilibrada. Há mais gente desesperada e ninguém tranquilo. Mas há menos gente… E todo dia diminui ainda mais nesta impossibilidade de agradar a todos. Não há nenhuma forma de agradar a todos. Seja isolamento vertical, horizontal ou relaxamento progressivo... Precisamos passar por esta quantidade de vírus revelada pelo mais fatal. Desrespeito, dúvidas, falências, promessas... Mesmo com tantas mortes.

É tudo novo para estas nossas gerações convivendo neste tempo de pandemia. O mundo diminue e fica distante de uma forma jamais vista antes. Precisamos sobreviver. Temos que nos reinventar, mas estamos em filas sem fim à mercê da desumanidade, de patrões presos a formas de negócios que não funcionam mais da mesma forma e o amanhã parece um imensidão branca esperando nossa coragem de escrevê-lo. Não são todos os boletos que pausam, não são todas as contas que conseguimos negociar, há urgências que não esperam. Mas como lutar contra a natureza, o descaso e a desorganização? 

É como passear com um cachorro pelas ruas e esperar silêncio e tranquilidade. Não é possível. Ainda mais com as pessoas nas ruas como se fosse 2019… Aliás, não sei se houveram meses tão infinitos como estes de 2020 onde finalmente se aprende que não temos controle de nada além de nós mesmos. Isso vale até para quem é profeta do caos e das teorias da conspiração. O descontrole está aí. É o caos original novamente dando as caras até na convivência.

Conviver também não é simples em confinamento obrigatório, compulsório ou voluntário. É um desidealizar de nós mesmo e dos outros parecendo prolongar tudo. Mas, graças a Deus estamos aqui aprendendo que o ideal é não ter ideal. Que o ideal é Amar sem posse, sem solidão, sem desrespeito, sem superioridade, com fé, igualdade e entrega… Assim, quando aprendermos o Amor, sentiremos a verdadeira extensão de Deus e a Paz se revelará em nós.

Nenhum comentário: