terça-feira, junho 11, 2019

Não fuja







por Rafael Belo
Ser forte o tempo todo é a maior fakenews já criada. Não chorar escondido ou, aparentemente, sem motivo é ignorar totalmente as crises vividas ao redor. Há muitas dores para serem choradas, inclusive, a própria. Não somos deuses ou semideuses para carregar o mundo nas costas nem outras vidas. Também não somos escolhidos, fazemos nossas escolhas e ponto. Afinal, tudo tem consequências e para enxergar o bom mesmo é se afastar … Não! Não fuja! Afaste-se. Olhe bem. Tome distância. Tome fôlego. Respire fundo. Prepare-se.

Nós não somos o centro do universo. Somos muitos diversos e há muito de divino nesta nossa humanidade perdida, mas, desiludidos como estamos, esbravejamos, brigamos com todas as telas: cinema, notebooks, PCs, celulares… É um apagão de inconsciência neste mundo palpável onde a gente apela por qualquer coisa. Agride, bate, sequela, mata… Empata a vida do outro ou, por muito, quer dizer, por pouco, acaba com ela. Somos portas, janelas, passagem para algo melhor, no entanto reclamamos, criamos pedras, pintamos muros, cultivamos obstáculos.

Neste nosso espetáculo, queremos ser protagonistas mesmo atuando como coadjuvantes. Fingimos saber sobre a vida, que ela vai adiante, mas não. Sabemos mesmo de nós - mesmo escondidos em um canto na própria cabeça… Há quem enlouqueça e há quem empobreça. Não só materialmente. Mas a mente, o coração… Ficamos pobres daquilo a mais nos enriquecer. Olhe aí ao teu redor. Prestes atenção ao que doeria se perder. Deixe de se limitar aos olhos, falo mesmo daquilo que está neste coração acelerado. Vale à pena?

Procure caminhar em silêncio. A gente nos deve a paz, mas como exigir algo despossuído em nós? Quer dizer, como exigir algo do universo ou de alguém que não temos? Aliás, só podemos exigir algo de nós mesmos, não é? Não sei qual a sua crença. Eu creio em Deus e, bem além de saber, sinto ser amparado e direcionado para o meu caminho. Sinto em uma profundidade inexplicável que não cabe em mim. Tento me acalmar e sorrir. Hoje entendo perfeitamente todo o passado até aqui. Foi um preparo para saber que todo o amargo já não será o mesmo nem terá o mesmo sabor.

Nenhum comentário: