sábado, junho 01, 2019

Um degrau por vez (miniconto)






por Rafael Belo

Talvez este seja o ponto mais alto onde já estive na vida. Estou aqui olhando toda esta cidade dita grande mas tão pequena… Devem ser nossos desejos e objetivos expressivos oprimindo nossas almas em alguns comprimidos reprimindo nossas dores guardadas. Precisava que minha mente fosse arejada, mas ela só polui ou eu só poluo ela.  Talvez a gente seja a verdadeira poluição do mundo ou adeptos do mais fácil porque quando tudo fica difícil a gente deseja facilidades e toda a semente do amor cultivada vira outra coisa dentro da gente… É muito talvez e ou… Seria tão interessante se unir sem interesses… Mas estou aqui lidando com minha solidão ouvindo a Legião e olha é tão Urbana quanto estes sentimentos de esquina tentando sobreviver. Como não ser depressão?

Testei subir para ver se saia tão de baixo. Estão todos unidos na objetivo de compartilhar ideias, indignações e ódios… Mas cada um no próprio isolamento da tela do celular que se diz esperto. Debaixo de tudo isso há o que? É quando viajo e penso o nada. Não sobre o Nada. Penso o nada. Seríamos isso sem tantos biomecanismo unindo nosso corpo… Nada. Sozinha me sinto assim também, mas não totalmente. Sinto-me praticamente nada mesmo sabendo ser ao contrário. Mas não é tudo que acontece em nossa cidade e sim o nada. O nada nos invadiu… Não. O nada nos espreitou e quando chegamos ao nosso limite, o convidamos para entrar. Neste vazio, cheguei aqui sem ninguém me notar.

Vejo toda a cidade. Tanto movimento, tanta velocidade… Qual o sentido? O que estamos (des)construindo? Este vento muda de direção com tanta facilidade seguindo o mesmo ímpeto mesmo quando me sopra brisa. Quando abro a boca para me gritar o vento me sufoca e quando sinto que vou cair a vontade de viver em mim ressuscita e todas as mulheres que sou gritam. Há esperança em toda parte. É só observar e agir ao invés de esperar, mas somos fatalistas e piegas e cheios de razão não é? O que estou dizendo? Pareço um homem forçando o mundo a própria imagem…

A gente ouve, lê, assiste e no fim só reclama... Já posso descer. Olha eu falando do mundo e sendo o mundo. Nem erguer a cabeço ergo ou teria visto desde o início que acabei sendo a distração de todos por aqui. Enquanto olhava longe me identificaram, me marcaram e olha só: eu virei meme.  Até os ventos pararam e já oscilo para o meu sentimento anterior. Vai cair a conexão e talvez eu caia também de novo. Será que estar aqui é cair para cima? Preciso inventar outra invenção já que estou em uma queda livre infinita. As outras de mim falam comigo, já que as despertei. Elas ainda gritam com as mãos erguidas exigindo união. Mas exigências não terminam bem quando não aprendemos, quando não conquistamos. Quanto tempo vou demorar descendo um degrau por vez?

Nenhum comentário: