quinta-feira, março 19, 2020

Sinais do fim









por Rafael Belo
Uma pandemia sempre vacinada e possível de vacina: a ignorância. Mas, como toda vacina é preciso buscar tomá-la. Teorias da conspiração, fakenews, junkienews… É tanta desinformação proliferando que o contágio do novo coronavírus (COVID-19) é uma questão de tempo. Aliás, toda a demora para a prevenção acontecer acelerou a propagação, a potencialização e expansão da doença. 

Os casos no Brasil são imensamente maiores pela precariedade do sistema de saúde, já incapaz de atender traumas e outras doenças por insuficiência de leitos e uma coleção de fatores. Soma-se a isso os extremos de autoridades com o trabalho dos jornalistas. Ou são totalmente desacreditados ou intensamente acreditados. Por isso, é desolador a forma como o impacto dos acontecimentos causa dúvidas mesmo com reportagem e informações 24 horas por dia esclarecendo sobre cada detalhe sobre a pandemia do coronavírus. Além disso, os oportunistas aumentam preços de produtos essenciais para higiene e estocam os produtos para vender por valores exorbitantes, sem falar na falta de senso de coletividade.

Está não é uma gripe comum. Ela pode matar quem tem problemas respiratórios ou debilidades na imunidade. Prova da complexidade da situação  são as suspensões de aulas, gravações, eventos, circulação de pessoas e a autorização de prisões por desobediência deste toque de recolher da saúde. Quanto o planeta perde com a economia? Vidas estão se perdendo pelo descaso e com a velocidade que se espalha vai lotar hospitais já lotados, já sem leitos, vai sobrecarregar o sistema e profissionais da saúde.

Não estamos competindo com H1N1, Dengue, Zika, Chikungunya nem mesmo a devastadora fome. O COVID-19 não vai pedir licença para as outras doenças, vai somar a elas. Temos que acreditar e ter fé, mas prevenção é primordial.  Aliás, razão e fé andam juntas basta fazer o mínimo e ler a Bíblia. Não podemos ser irresponsáveis e acelerar a contaminação por este vírus, portanto, se há decretos e orientações mínimas deve-se seguir. Está lá em Mateus 22:15-22 e Romanos 13:1-3.

“Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Quando o disse, Jesus respondia sobre ser certo pagar impostos a César. Esta passagem fortalece como proceder diante de autoridades nos seguintes versículos. "Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá".

As consequências de não praticarmos o Bem ou nos omitirmos são as quase dez mil mortes no mundo - mesmo a divulgação sendo de metade ou menos -  sendo 3.130 em Hubei na China, 2. 978 na Itália e em outros lugares bem frequentados por brasileiros como Argentina com três mortes e 97 casos confirmados e Equador com 168 casos e três mortes. Aqui na fronteira do Mato Grosso do Sul, temos o Paraguai com 11 casos confirmados e a Bolívia com 12. Além de outro país visitado pelo planeta todo, Estados Unidos com 9.415 casos onde há 68 mortes em Washington, 20 mortes em Nova York, 16 mortes na Califórnia. Os números se atualizam a todo momento. 

Quem esteve em Campo Grande-MS, antes de ir para o EUA foi o senador Nelsinho Trad hoje confirmado com coronavírus.  Ele esteve nos Estados Unidos onde, até agora, 16 pessoas que estavam na comitiva com o presidente Jair Bolsonaro também estão com a doença. A deputada federal Rose Modesto e a senadora Simone Tebet fizeram o teste e deu negativo. Já a senadora Soraya ainda não divulgou se conseguiu fazer o teste. Falo delas porque estiveram em Campo Grande na última semana e como não há testes para todos há muitos mais casos e mortes por causa do Covid-19 que se pode registrar. 

Falando em registro, só agora o presidente parou de tratar o assunto como fantasia e histeria, além de exagero com as medidas tomadas…  Ele contrariou ações não recomendadas pelo próprio ministro da saúde. Enfim, é tarde para arrepender-se. O fato é que tanta imprudência já aumentou no mundo em quatro dias mais de 60 mil casos hoje são mais de 234 mil confirmados.  Saltamos de 52 casos na última sexta para mais de 600 com sete mortes, ou oito, dependendo da fonte.

No entanto, a mobilização para parar a contaminação e encontrar a cura já acontece desde os primeiros indícios do novo vírus no ano passado. Hoje circulam notícias publicadas por jornalista em Cuba apontando que 1500 pessoas foram curadas na China. Na matéria é apontado um medicamento (Interferon Alfa 2B) que é fabricado desde 25 de janeiro na fábrica chinesa chang-heber, cubana, que fica na cidade de Changchun, província de Jilin na  China. Porém, há um porém. É tudo novo e no Japão e na China pacientes declarados curados voltaram a dar positivo...

Ah, sobre a queda das bolsas… A China também caiu como todos os países. Esta conspiração é uma distorção dos dados reais, basta pesquisar as bolsas e verá. Também há outra teoria da conspiração envolvendo a implantação do exército norte-americano como uma guerra biológica. Faz mais sentido do que a China “matar” mais de três mil pessoas para prosperar economicamente. Mas, mais uma vez, é teoria. Porém, guerras por questões econômicas acontecem há milhares de anos. Voltando a razão e fé, busque conhecimento, obedeça as recomendações das autoridades e tenha fé. Mas, não deixe de se prevenir.

Um comentário:

Unknown disse...

Tudo bem esclarecido bom relatório.Deus te abençoe.