segunda-feira, fevereiro 04, 2019

Inspire fundo








por Rafael Belo

Nascemos para a inspiração. Não estou falando só da necessidade de puxar o ar pelo nariz, e até pela boca, para continuarmos vivendo. Falo do menos óbvio. Falo daquele momento no qual paramos e percebemos o ar entrar aos poucos e se espalhar em nós. Vou mais profundo nisso. Feche os olhos. Venha comigo. Pense neste momento de inspirar. O que te inspira? É uma pergunta que sempre respondo, mas nunca com tanta clareza como agora. Boas energias me alimentam. O som das águas, o som da cachoeira, o som das risadas, o som dos instrumentos, o som do silêncio, o som de beijos e o som de abraços entregues.

Respirar fundo e olhar ao redor me inspira. Ouvir me inspira mais, mas sentir é o principal. Abrir as mãos, tocar, entender o vento percorrendo a pele… Sentir a natureza, o chão com os pés descalços, a chuva no corpo e sentir as pessoas. Se sentíssemos mais entenderíamos a necessidade do silêncio, do espaço, da construção vinda das nossas mãos de algo que antes não existia. A energia criadora em nós se exaltaria, gritaria de felicidade… Como se após muito preparo vencêssemos uma maratona, passássemos em um concurso… Faz todo sentido sentir! Basta ver o efeito avassalador de alguém que conquista um objetivo, que realiza um sonho.

Nascemos para sermos inspirados e sermos inspiração. Enquanto não chegarmos lá, só nos sentimos perdidos e é normal se perder antes, durante e depois. Só precisamos sentir. Buscar o que nos faz sentir, o que nos faz sentido e não nos perderemos de novo. Dizer só faz parecer simples esta busca individual, mas não significa impossível ou que em coletivo não possa acontecer. Há um lugar para nós, mas precisamos ocupar nosso espaço e nos sentir merecedores deles. Ninguém pode fazer isso por nós, mas há tanta gente inspiradora capaz de acender a luz indecisa em nós, não é?

Nesta direção, naquela direção… Não importa cada um tem seu próprio lado, seu próprio jeito, independente de parecer estarmos pisando os mesmos passos. O combate individual vira repetição e desistência sem inspiração. Um gesto, um minúsculo inseto, um olhar, um sorriso, uma mão estendida, uma frase, uma imagem, a natureza… Tudo pode ser inspiração, até nada. É um sopro de vida, um inflar refrescante e quente a nos fazer voar, a avaliar nossos limites, nossas capacidades, sorrir e ir além. Respirar dentro, inalar das ideias ou sentimentos de outro, colocar o ar para dentro… Isto é do latim In (dentro) Spirare (respirar). Que tal nos inspirar diariamente e inspirar uma pessoa por dia?

Nenhum comentário: