sábado, agosto 31, 2019

Chamas Vivas (miniconto)









por Rafael Belo
Aquele incêndio criminoso fui eu. Eu iniciei. Mas… Era só pra eu ter me queimado. Porém, perdi a mim mesma no instante da minha omissão. Tudo plantado logo eram inúteis cinzas misturadas com a poeira de mim. Se um dia fui feita de barro ou da costela deste barro, quem moldará este pó, estes restos, chamado eu? Qual é o meu valor depois da destruição? Palavras não apagam incêndios nem fascínios. E eu? Eu sempre fui fascinada pelas chamas…

Só nunca imaginei poder controlá-las. Apenas jamais pensei na vida delas. Elas estão vivas. Elas vivem e precisam se alimentar. O problema foi eu não ter pensado nas consequências e ter me transformado na melhor versão de Prometeu. Todas as sementes reflorestadas dentro de mim são um infinito foco de nada. Eu queimei os incendiários, os piromaníacos julgando serem eles. Não houve defesa. Não houve justiça. Eu os executei. Eu os incendiei. Até agora… Me recuso a confirmar o descontrole. Aliás, o controle das Chamas Vivas. Elas me controlam… Controlavam…

Este mundo em chamas criado por mim. É! Eu sou a criadora. Não coautora. Autora mesmo. As Chamas Vivas precisam de permissão para controlar e eu permiti. Permiti e me deliciei. O Fogo sempre tem razão. Era tarde demais, literalmente quando eu dei por mim. Foi quando estava sob as águas contaminadas com um pouco de combustível. As Chamas Vivas avançado, consumindo e destruindo. As Águas se adaptando, contornando, inundando… Neste momento rejeitei a destruição e fui afogada. Mas já era cinzas. Tarde demais…

Quantas gerações serão necessárias para apagar minhas queimadas? Estou encharcada, mas agora transbordo. Perdoei a mim. Quero ser Água Preenchendo. Ainda não sei o tempo necessário para eu ser o Elemento Mais Vital porque o Ar me sopra diferente. Ele diz ser o mais importante e eu culpo a Fumaça pela arrogância Dele porque a Terra já havia me ensinado a sustentação, a base dentro de cada uma. Já Ela… Principalmente, Ela sendo subproduto deste mundo em Chamas criado por mim... Ela é filha de tudo que queimei querendo… Espaço. Mas ela é quem sufoca… E fumaça nenhuma esconde o que vejo, mesmo que doa por mais que mate e… Espere! Há algo diferente em mim, algo diferente no lugar também… Percebo… Percebo respirar embaixo d'água. Uau!! Eu me perdoei e fui perdoada… Cicatrizes curadas…. Zerada. Agora é outra jornada. Vou começar do princípio e no Princípio Eu era Chuva quando os princípios valiam. 

Nenhum comentário: