sexta-feira, agosto 09, 2019

Precisamos estar aqui






por Rafael Belo

A neblina anda amanhecendo comigo. Às vezes úmida como hoje, mas normalmente seca. Sorrio com ela e saio para as ruas começando a deixar de ser vazia. É julho. É inverno. Mas até o tempo não é mais o mesmo. Tudo fora do lugar. É bem fácil de desviar. Sair do caminho. Só nas questões de erros e acertos há controvérsias porque é preciso tentar, agir, mudar para trabalhar nas possibilidades de erros e acertos. Nós vivemos sem meio termos ou combatemos ou nos rendemos. Nestes confrontos e recuos ainda nos debatemos com a pressa e o imediatismo. 

Aceleramos o mundo. Ocupamos nosso tempo. Nos preenchemos física e emocionalmente até a exaustão. Nosso espiritual se prosta fica à mercê de todas as fraquezas possíveis. Vivemos cansados. Não deixamos a fé nos usar… Usamos a fé para nosso benefício. Aí a neblina volta independente da hora e é tão densa. É tanto eu. É tanta mania de ser Fariseu. Que a fé ou vai cega ou formalista demais, julgadora demais, assustadora demais. Como se o Deus vingativo substituísse o Deus Amor.

Falo de Deus. Sou questionado sobre alegações de eu supostamente ter tanta inteligência e ainda assim acreditar no sobrenatural. Deus é naturalidade. É Natureza. Sobrenatural é o que não é natural, não é da natureza. Ora, Deus é transcendência. É Luz inacessível porque não pode ser contido. Ele está aqui, ali, lá e além. Esta quando a medicina cura o incurável. Quando a fé cura... Nós, igrejas vivas, pedimos Seu Reino e quando temos acesso não podemos atribuir a sorte ou azar nossa prosperidade. Se ficarmos só na carne, só no conhecimento adquirido, morremos.

Assim, não só temos neblina nos olhos e no coração, mas no espírito. O Sol está na neblina, diante dela e atrás dela. Depende do nosso eu ser nós, mas nada é no nosso tempo. Tudo nos prepara para a chegada deste tempo nosso. Vamos desviados. Fariseus. Não estamos repletos, mesmo sendo. Estamos na teoria, no visual, nas redes digitais, até estamos nos nosso corações, mas como está este coração? Onde está nossa alma? Precisamos cuidar da nossa alma. Cuidar do cotidiano, das obrigações, da carne, do corpo, do coração, é totalmente insuficiente se não sabemos dizer A Palavra, O Verbo precisando ser compartilhado lá da nossa alma porque ela precisa estar aqui. 

Nenhum comentário: