segunda-feira, novembro 09, 2020

Somos injustos

 




por Rafael Belo


Eu olho ao redor e só vejo injustiças. Paro e reflito se é isso mesmo. Busco entender o que é ser justo. Leio o significado, procuro na Palavra e percebo o peso de carregar esta cruz. No mínimo ser justo é conceder igualdade a todos em tudo. Mas mais uma vez, humanos falhos que somos, não respeitamos o outro. Nem nas filas queremos ficar.


É justo você julgar alguém? É justo você não ouvir o outro? É justo não se pôr no lugar do outro? É justo cobrar algo de alguém (se esta pessoa não estiver te devendo)? Somos injustos porque tendemos, obviamente, a não enxergar o todo. Ficamos contidos na nossa visão se nem sequer querer entender as outras partes envolvidas. Seguimos cultivando rancor, raiva e frustração.


Não buscamos a Paz, buscamos a razão. Não buscamos a harmonia nem o equilíbrio, buscamos prolongar situações que até poderiam ser ignoradas. Somos criados desta forma. Poucos de nós cedem, ouvem, deixam pra lá quando necessário… Estamos desunidos. Preferimos falar causando constrangimento ou confusão a calar e esperar conversar no particular ou em outro momento. Há mais desconversa ou oportunidade de falar do que escutar e, se avaliarmos com Verdade, poucas vezes somos justos.


É justo passar no semáforo fechado sem qualquer fator que nos leve a pensar estarmos em risco de morte iminente? Ir em alta velocidade de carro vai fazer diferença no nosso atraso? Furar a fila no supermercado é justo com quem está esperando? Entrar na vaga de estacionamento que outra pessoa já estava entrando, é justo?  Ofender, gritar, agredir é justo? Só Deus é justo, nós, cristãos, assim somos considerados. Mas se não tentarmos agir com justiça sempre, quem somos? Quem seremos?

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente

Anônimo disse...

Há mais injustiças, do que justiças neste mundo, só Deus poderá nos libertar deste mal , que tanto nos aflige.