sexta-feira, julho 06, 2018

Um lugar, um estado (miniconto)





por Rafael Belo

Ela havia perambulado pela noite toda. Não bem perambulado... A Palavra seria outra. Ela é sonâmbula, então supostamente não teve consciência de nada. Tempo e espaço também se perderam nos significados. Nada significam mais. Toda uma vida de ansiedade e depressão não ficaram no caminho, mas parecem ter tido finalmente uma absorção e um absolvição definitiva. Quando finalmente ela acordou, demorou para perceber. Principalmente, demorou para entender... Ela nunca acreditou ser sonâmbula, mas agora... bem...

Não tem como eu contestar mais. Agora eu... Que sentimento é esse? Alguém me explica esta sensação? Nunca me senti leve na minha vida...! Só pode ser isso porque é totalmente ao contrário de como sempre me senti. Quanto tempo eu levei para chegar até aqui? Onde é aqui? Este lugar é um pedaço da paz em um mar de luz... Que casa é esta? É normal se sentir assim nesta tranquilidade? Tudo isso existe, mesmo? Sempre achei ser uma forma das pessoas tentarem em vão me deixar melhor. Por incrível que parece, adoro ser contrariada...

A casa está vazia. Só há janelas. Tudo é feito de janelas. Paredes, chão e teto... Tudo isso parece voar. Há sol e lua... O sol nascendo, a lua se pondo e nada parece se mexer além desta brisa. Eu me sinto flutuar, me sinto transparente como a água corrente saindo da nascente... Tudo isso me reflete... Uau! Eu sou maravilhosa! É tão bom dizer isso! LIVRE! FINALMENTE LIVRE! Todo este caminho de pedras me ajudou a construir o leito do meu próprio rio e eu fluo, eu corro, eu me adapto, eu mudo, não há nada raso por aqui, não há como molhar os pés, é tudo profundo, quem chega se afoga em mim.

Eu olho para mim. Talvez pela primeira vez depois de tantos desenganos eu me olho. Eu me importo comigo. Respiro tão aliviada. Todo lugar sou eu quando chego e deixa de existir quando me vou. Mas continua lá para outros, outras... Às vezes sou outras e agora vou me esforçar para não ser ninguém além de mim. Consegui me entender, me descobrir, claro, quase desisti, mas estou aqui. Meu corpo me trouxe até onde estou e posso sentir a conexão com alma, o relaxamento da mente. Não vou mais sair deste lugar. Nada mais vai perturbar minha paz! Veja! Beija-flores...

Nenhum comentário: