segunda-feira, outubro 07, 2019

Destruir e construir o dia









por Rafael Belo

Estava pensando em um frase atribuída a Emmanuel: “O tempo destrói tudo aquilo que ele não ajudou a construir”. Atualmente, eu só escuto as pessoas reclamando do tempo, principalmente da falta dele. Eu vejo o quanto ele nos faz falta… Nas atualizações da vida a reclamação é a mesma. Mas esta nossa vontade de abraçar o mundo, abafar as dores e sair atropelando a forma como nós e os outros lidam na execução das propostas do cotidiano distanciam qualquer reflexão até sair tudo das nossas mãos.

Um descontrole vindo da falta de planejamento, da falta de capacitação, da falta de...  E as desculpas não são a falta de prioridades, segue sendo o tempo. Eu teria um pouco de pena do tempo se não acreditasse que ele destrói tudo aquilo que ele não ajudou a construir. Como desorganizado que somos não damos tempo ao tempo nem a nada praticamente. Queremos tudo para ontem pedindo para agora e o resultado tem a qualidade que poderia ter? Não. Sem tempo não há sequer planejamento.

Pensei na linha do tempo deste sete de outubro de 2019 e percorri algumas décadas. Neste dia, há 65 anos, em 1954, quando Marian Anderson tornou-se a primeira cantora negra a ser contratada pelo Metropolitan Opera ela queria ser a dona do seu tempo e revolucionou primeiro os Estados Unidos para depois mostrar ao mundo que questões raciais e sociais persistiram, mas seriam destruídas pela reação do tempo.

Também reagiu o tempo com superação e dom quando há exatos 48 anos, o brasileiro Henrique Costa Mecking, o Mequinho, com 19 anos de idade conquistava o Campeonato Internacional de Xadrez na Iugoslávia e hoje é o maior enxadrista brasileiro de todos os tempos. Ah, ele também foi o terceiro maior jogador do mundo... Quando pensamos sobre propósitos e Deus… Como temos nos preparado para o objetivo que desejamos atingir? Como temos nos dedicado aos familiares, aos amigos, ao amor? Quanto temos dado paz a nós mesmo? Há 22 anos, o telescópio Hubble descobria uma estrela quase dez milhões de vezes mais brilhante que o sol e este brilho inimaginável também pode ser descoberto dentro de nós. A vida não é aleatória  Não tente a sorte. Construa com o tempo porque tudo está ao alcance da nossa trajetória e fugir da nossa missão muda o tempo.

Nenhum comentário: