terça-feira, outubro 01, 2019

Detalhes







por Rafael Belo

Uma palavra. A ausência desta. Um gesto. A falta deste. Um olhar. O desviar dos olhos… São detalhes capazes de mudar tudo. Enquanto a gente tem uma pressa desnecessária e despercebidos seguimos. A menos que acelerar seja para salvar vidas, aí nada passa ou pelo menos não deveria. Mas estamos vivendo no extremismo repleto de excesso de passado, excesso de presente e excesso de futuro, desconhecendo de imediato onde está a mentira. Porém, se prestarmos atenção saberemos. São os detalhes.

É quando nós percebemos desapercebidos. Não é a mesma coisa que despercebidos, este estado de distraídos crônicos que estamos. Estar desapercebido é não estar preparado, não ter cautela, não ter cuidado, não ter precaução…  Estamos além de despreparados, distraídos. Claramente os detalhes nos escapam assim. Então, nos apegamos a momentos passados, reviver ao invés de viver. Paramos ao menor sinal de dor, de obstáculos, desperdiçando nosso tempo e espaço mesmo as oportunidades voltando a acontecer porque pessoas não são desperdícios.

Nos agarramos a um sentimento e esquecemos todo o resto. Como se quiséssemos viver aquilo como único, mesmo este sentir sendo prejudicial não só a nós mesmos como aos outros. Não é uma mentira? Estamos mentindo para nós mesmos e nos incomodamos com a mentira dos outros… Temos ainda aquele medo das pessoas das cavernas. Medo de sairmos do conforto do lar confiável e aquecido onde até uma sombra de fora nos assusta. Se somos de bem e do Bem não podemos nos ausentar, no silenciar e nos trancar distantes da realidade.

Somos a diferença, somos o Jardim, mas vivemos no orgulho correndo para acumular as riquezas erradas nos levando a ausência das nossas possibilidades, das nossas potencialidades, somos responsáveis pelo mundo onde vivemos e se temos algum conhecimento, alguma clareza sobre algo, devemos ajudar o próximo a ter também. Somos os detalhes para acabar com as mentiras e não criá-las e espalhá-las. Como podemos ser o detalhe para mudar?