terça-feira, outubro 01, 2013

Enxofre ao invés de flores

Enxofre ao invés de flores
por Rafael Belo

Venta tanto e a consequência é o chacoalhar das árvores. Mais tanto vento a ponto de parecer chover folhas. Em plena primavera o outono se faz presente. Mais uma vez é um vento de segunda, mas segunda-feira, dia normal destas linhas surgirem. Por isso, sempre lembro de Dante Alighieri em sua Divina Comédia. A queda das pessoas, principalmente pela moral. Seu inferno, céu e purgatório são até hoje utilizados em diversos “alicerces sociais”. Mas, parece que poucos ligam para sua frase: os lugares mais sombrios do inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral. Quem não toma atitudes é tomado delas.

Mas atitudes precisam ser refletidas, não só pensadas ou corre-se o risco de dar certeza aos outros como no pensamento de Abraham Lincoln: É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida. A crise moral já passou... Estamos em derrocada. Acabamos com as dúvidas. Caídos e gemendo diante dos detentores da moral sem moral nenhuma e, claro, bem amorais. Caindo ainda, diga-se de passagem... Se vasculharmos por aí, se lermos e ouvirmos bem, vamos “perceber” que #ficaadica e #pensenisso são os hashtags dos melhores conselheiros. As melhores falas, os top trends, as mais curtidas e compartilhadas da vida virtual, mas se são exemplos... Bem deixa para lá.

É como querer comentar a potencialização de traições do facebook. Dados divulgados por doutor da Universidade Católica de Pelotas onde 1 em cada dez pessoas admitem que traem pela mídia digital ou a necessidade de uma matéria que mostra um adolescente rejeitado chacoalhando suas partes íntimas e apenas isso... As mídias digitais só ajudam quem já tem a intenção, já tem tal caráter, já possui o impulso de. Quantas imagens de seres estranhos “encontrados” por aí, quase sempre montagens sensacionalistas são destaque “jornalístico”... Ou então, a embriaguez ao volante de ídolos como Matheus Nachtergaele que paga fiança e é liberado... Seguindo a linha alcoólica, temos a morte sexual nos trilhos, onde um casal de ucranianos bêbados transava debaixo de um vagão quando este se movimentou, morreu a mulher e perdeu as duas pernas o homem.

O maior medo dos homens é acabar com as dúvidas, é descer do muro e dar a cara para bater. O medo da crise de imagem ser revelada. O medo da forma se contorcer quando o conteúdo se posicionar. Por isso, olhar a chuva de folhas na primavera não me surpreende, mas isso não significa que não fique indignado. Portanto, é preciso expor a indignação. Tomar atitudes e sair da obscuridade de ser neutro. A neutralidade neutraliza e nos deixa nos lugares mais sombrios de nós mesmo, nem é preciso chegar ao inferno para sentir o cheiro de enxofre que nós mesmos podemos exalar.

Nenhum comentário: