quarta-feira, junho 27, 2018

A loucura desconhecida (miniconto)







por Rafael Belo

Há muito tempo eram tantos girassóis... Impossíveis de contar! Os campos eram todos amarelos iluminados pelo sol até à noite. Sempre brilhava por aqui. Parecia magia. Um constante dia. Agora há uma energia exaustiva no lugar. Mas encontrei este girassol no chão enquanto ele brilhava. Só a flor sem nada e ainda assim viva.  Comecei a brincar com a tradução em inglês que é sunflower virou sunfloor onde floor é chão... E só pude imaginar o acontecido. Na verdade parece mais que as imagens brotaram na minha mente... Uma devastação descordial. Brutalmente o egoísmo matou tudo. O tempo todo antes eram fotos deste campo. Agora ninguém se lembra mais. Talvez seja vergonha do que fizeram...

A loucura desconhecida aconteceu poucas vezes na história. Na verdade, só foi registrada uma vez. Dizem que as pessoas morreram de arrependimento depois de só enxergarem girassóis por um tempo. Elas acreditavam que só destruindo os campos era possível se curar. Lá ninguém via outro ser humano só as flores do sol... Um fenômeno assustador que passou despercebido por um bom tempo. Quando as pessoas começaram a arrancar os girassóis algo mudou gradualmente. Imediatamente cada responsável pelo desrespeito misteriosamente se transformava em uma extensão do girassol.

Afastados do campo, eles morriam. No campo nada os podia matar. Aos poucos morreram girassóis e pessoas. Outras pessoas começaram a vir e tentavam destruir o campo porque estavam assustadas demais e o medo também pode ser um monstro capaz de tudo. As fotos desapareceram, as pessoas também e nada mais foi falado sobre isso. O desconhecido era um filme de terror devolvido para suas origens. Mal explicado porque ninguém podia explicar, então a invenção era a mãe da proteção da mente racional. O campo de girassóis se transformou em uma ameaça de pais a filhos desobedientes.

Eu sempre acreditei tudo isso ser apenas uma lenda urbana até vir aqui. É como se eu visse tudo que aconteceu e sentisse uma dor orgânica tentando me plantar neste lugar. Minha sunfloor parece ter nascido para mim. Ela me chamou. Estou ligada a ela. Sinto-me devastada como este lugar. Igual este sol no chão. Veja! Há sementes que eu preciso levar, plantar, espalhar, mas estarei despertando o terror ou racionalizando o racional? Vou trazer o passado de volta ou o passado vai dar a volta no presente? Se for um plano de vingança para tudo ser girassol... Poderei dizer que agora a loucura é conhecida.

Nenhum comentário: