segunda-feira, novembro 12, 2018

Morremos pela boca






por Rafael Belo

Vocês já se sentiram Os Miseráveis do Vitor Hugo? Não só o abismo social e o capitalismo selvagem vivido por nós junto a miséria, mas a fome e as doenças. Há teorias culpando os venenos usados nos nossos alimentos pelas doenças novas, pelas alterações do nosso sistema, pelo autismo, enfim. Eu acredito no equilíbrio do corpo e da mente. Não adianta nada evoluir a mente e nada fazer pelo corpo e vice-versa. São coisas naturais ao seu tempo e seja lá o que acelere isso, não é natural. Há consequências para nossos atos sejam espirituais, humanas, físicas ou psicológicas. Somos o que comemos?

Às vezes as maçãs que como não tem gosto, são pura água... Foram aceleradas para amadurecerem e parecerem belas e sadias fora os agrotóxicos utilizados. Eu procuro alimentos orgânicos, pequenos produtores porque por muito tempo alimento era sinônimo de saúde. Hoje é uma forma para emagrecer, para melhorar o desempenho para prazer e culpa...  A monocultura, esta falsa variedade, os produtos de prateleira com preços abusivos e elevando ainda mais o preço dos produtos naturais, ajudam a nos adoecer.

Com que frequência você se automedica, se medica? Quantas vezes você ficou doente este mês? O que você come? Sabe de onde vem seu alimento? Você respeita seu corpo? Somos resultados do que aceitamos, do que não fazemos e do que fazemos. Se algo é gostoso, mas não faz bem por que comemos? Não há nada que nos faça bem e seja gostoso? Se comêssemos algo gostoso e ainda saudável nosso corpo seria melhor e nossa mente também.

Eu sei. Nós temos pressa. Mal temos tempo para comer. Contamos as gramas da nossa refeição corrida e solitária ou comemos qualquer coisa para enganar a fome... O alimento sempre foi celebrado e motivo para reunir família e amigos. Ainda acontece, mas por que o cardápio é tão limitado? É carne, é churrasco, é carne, é bobó de galinha, é estrogonofe é macarronada, é pizza, é feijoada... Algo mais? Tanto sal, tanto açúcar, tantos temperos... Não sabemos mais o real sabor do que comemos e quer saber? Estamos nos matando.

Nenhum comentário: