quarta-feira, janeiro 03, 2018

Aproxime-se (miniconto)








por Rafael Belo

Não sei mais quanto tempo se passou. Não durmo desde que o ano virou. Começou comigo acordada sentindo saudades. Foi a primeira noite das meninas e de tantas só restaram eu e minha mais antiga amiga. Já se foi mais de uma década e meia... Não é destes anos que sinto falta. É deste tipo de amizade. Mas, antes das dez da manhã eu fui embora e por mais... Bom, prometemos não nos afastarmos e olha só. Quando foi que fiquei com medo da proximidade?

Quando foi que fiquei sozinha deste jeito? Eu sei a resposta, né!? Éramos três desde esta coisa rara de se conhecer criança, estudar junto, passar por muitas fases juntas e então... Sempre acontece algo marcante. É um roteiro de um filme que não vai passar para mais ninguém. Estes rolês, estes crushes... São tantas pessoas diferentes na nossa vida, mas sempre tem alguém da nossa família mais próxima e aqueles amigos que queremos mais perto... Eu choro quando lembro da distância que criamos...

Ela morreu. Eu nunca tinha sofrido a perda de ninguém. Tínhamos saído da adolescência tínhamos sonhos, planos, estávamos no mesmo curso, na mesma sala... Depois daquilo! Desculpe! Nunca falei disso, mas alguma promessa deste ano eu preciso cumprir. Preciso falar sobre ela. Ariva tinha perdido os pais em um acidente de carro. Fazia um ano. Eu não me perdoo por não perceber os sinais. Todo mundo seguiu em frente eu parei. Ela era minha irmã de coração. Nunca tive alguém tão próxima. Eu morri junto com ela.

Faz cinco anos. Foi na virada. Até hoje ninguém sabe como ela conseguiu a arma e a munição. Durante a queima de fogos e o sofrimento dos animais... Ariva se despediu da gente. Depois que a gente entendeu. Já falei muito. Hoje estou aqui evitando ter saudades, evitando proximidade, não sou fria, mas me tornei especialista em esfriar qualquer coisa em mim. Eu me derreto toda vez que vejo esta terceira parte de nós. Tento não pensar em quem é egoísta. Quem de nós três é mais? Meu celular? Achei que tinha desligado... É ela minha terceira parte! E agora!? Somos só duas... Alô?

Nenhum comentário: