segunda-feira, janeiro 01, 2018

Estamos errados







por Rafael Belo

Um olhar distante e um sorriso nostálgico. A saudade reclama seu espaço. Ela enche meus olhos de lágrimas, aperta o peito, deixa o coração diferente... Frio, quente e ele derrete. Eu choro sorrindo. Satisfação, gratidão, saudade... A gente segue em frente, mas há pessoas que sempre fazem falta. Ninguém pode imaginar esta ausência em cada um de nós, mas a presença é mais forte. Não importam os defeitos, os gestos e feitos são bem maiores. Sempre falo dos meus pais e da luta deles e eles não saem da minha memória. É um ano novo e somos feitos de velhas histórias que nos tornaram capazes de viver novas.

Eu choro ao lembrar do último momento do meu pai pelo sofrimento que ele passava e o que esperava por ele se ele continuasse aqui... Porém, fico feliz não só porque ele estava nos meus braços no último suspiro e minha mãe ao meu lado, mas pelo que ele representava. Meu pai era alegria e eu aprendi alegria com ele. Meu pai era desimportar e eu aprendi a desimportar com ele. Por isso, não faz sentido eu ficar triste. Para ele as preocupações eram bobagens e eu tento não me preocupar. Meu mantra é saber o que eu posso fazer e ponto.

Meu pai fica aqui permanente e pronto. Ele faz parte de mim, da minha mãe, das minhas irmãs, dos meus sobrinhos, das minhas tias, das minhas primas, primos e da minha saudade. Meus traços e passos continuam ele, assim como os das minhas irmãs... Não sei se vai existir alguma manhã onde vou acordar e não pensar nele. Sempre respeitei o jeito dele e as escolhas dele. Ele me ensinou isso e o Amor é eterno. Eu tenho muita semelhanças com ele e com minha mãe, como não ter? A gente tem mania de não querer parecer ninguém e realmente a gente não parece, mas muito lembramos quem são nossos pais.


A saudade nem sempre escorre nos olhos, mas fica rondando. Ela bate diariamente, mas não como algo ruim. Mostra o quanto uma pessoa é importante independente do que ela faz ou quem ela seja. Ninguém é de todo bom e ninguém é de todo ruim. Nunca tinha falado sobre esta saudade viva, mas só porque eu não estava pronto. Este ano eu estou pronto para tudo. Vírgulas, reticências, exclamações e pontos finais vão seguir com as interrogações sendo solucionadas ou aceitas porque se a gente quer dizer o que é certo e o que é errado, a única certeza é estarmos errados.

Nenhum comentário: