segunda-feira, abril 21, 2014

O avesso da história #crônica/resenha – “O Segredo do meu marido


por Rafael Belo

Toda as pessoas tem um segredo. Pelo menos deveriam ter. Não me entendam mal. Nada de crimes e castigos. Algo pessoal e intransferível. Cria um ar de bom suspense. Transmite uma aura particular. Mas se perdem por aí pelo próprio enredo. Acabam perdendo todo este segredo do “eu”, de quem são. A eterna busca, no meio do ser ou não ser, eis a questão,  de quem somos.  Tudo a ver com personalidade e limites. O meu segredo literário é não gostar de autoajuda, porém sempre dar chances aos outros gêneros. Mesmo assim, me surpreendi com Liane Moriarty e seu best-seller O segredo do meu marido.

Certo, ele é número 1 do The New York Times, mas poderia ser apenas razoável. Como ler uma pessoa pelo corpo, gestos, falas e dizer ser possível defini-la.?Não é. A alma e o psicológico das pessoas são um segredo só delas. E este livro de Liane, de 366 páginas, tem algo a nos aprisionar até o fim e um complexo psicológico surpreendentes.  Lançado em março do ano passado, logo subiu aos topos porque é top. Quando recebi o livro me alegrei muito e ao mesmo tempo desconfiei, mas logo nas primeiras linhas: “Foi tudo por causa do Muro de Berlim...”  Senti o toque da alma da autora. Torci para continuar neste ritmo e foi além.

Segredos envolvendo mais de uma pessoa acabam sendo revelados mesmo velado como a Caixa de Pandora e utilizado para isolar e dividir como o Muro de Berlim. Meu nariz mal ficou torcido e já descobri uma autora com o dom da palavra escrita. Você se comove e se entranha nas história dos personagens. Eles são tão familiares quanto nossa família e agregados. É como se conversássemos com Cecília, John-Paul, Rachel, Tess, Connor, Will, Felicity, Rob, Lauren... Janie... E fizéssemos aquela bagunça nos cabelos de Liam e Jacob odiada pelas crianças. Claro, Isabel, Esther e a apaixonada Polly, filhas de Cecília, são um trio a parte. Principalmente, Polly...

Todos os limites são testados e o segredo relaxa e contrai enquanto outros segredos cintilam pelo enredo. Estamos sempre no limiar como se houvesse naquelas linhas aquele tom genial de Stephen King e Neil Gaiman. Quando outra caixa de Pandora é aberta um novo Muro de Berlim é construído e as consequências são inevitáveis porque quando não se pontua corretamente o passado, ele te alcançará onde você estiver e for.

Sinopse
"Cecilia Fitzpatrick encontra no sótão de casa uma carta escrita por seu marido. Seria algo corriqueiro, não fosse uma anotação bastante intrigante no envelope: “Para ser aberto apenas na ocasião da minha morte.” Apesar da recomendação, ela resolve abrir a carta e se vê obrigada a lidar com uma revelação avassaladora. O segredo do seu marido, John-Paul, atingirá não só seus três filhos e um longo e sólido casamento, mas também a vida de outras duas famílias. Cecilia agora precisará fazer uma escolha: optar pelo silêncio e permitir que a verdade corroa seu coração ou revelar o que leu e magoar profundamente as pessoas que mais ama."



2 comentários:

José María Souza Costa disse...

Olá, Rafael.

Os meus desejos de uma semana positiva. Com muita luz, paz social, e crença no que possa fazer-te, seguir adiante.
Abraços.

Anônimo disse...

Os segredos....ah esses...as vezes tão dificeis de revelar.mamys