sexta-feira, agosto 24, 2018

Além da melanina (miniconto)





por Rafael Belo

Veja só. Olha aqui. Estou toda arrepiada. Eu senti que algo ruim ia acontecer. Me senti o Homem-Aranha… E isso não me diminui como mulher... Não ia me fazer de desentendida. Não. Hoje eu não estou para fingir demência mental. Assim eu acabo acreditando… Não venha com apelidos nem com morena… Sou negra! Sem mais.

EU NÃO DESACATEI NINGUÉM! Quero ver agora onde específica o que é desacato porque dizer o que penso não é desacato. Eu só falava por mim. Ninguém vê questão de pele se só se importar com essa Luz além da melanina, além do sol… A gente ensina todo esse lixo de diferenciar as pessoas para nossas crianças… Quem mudou a lei no apagar das luzes e transformou conscientização em crime…

Ah, agora você vai me bater porque eu estou batendo nas grades? Cadê minha ligação? As leis de reparação escravistas e de todo preconceito hediondo destas mentalidades infantis e medrosas jamais serão reparadas por lei alguma, por cota nenhuma… É só uma forma de aliviar a consciência de quem se acha líder de todos nós, donos de cargos, carreiras e pessoas…

Olha aí! Veja lá! Eles só querem nos separar. Separados somos mais fracos. Eles são tão poucos e elevaram o poder ao dinheiro, aos cargos … Já pensou se tivéssemos o poder de parar tudo, de desvalorizar as instituições e o valor do dinheiro? Mas, não eles nos etiquetaram, nos estigmatizaram e fizeram o papel do demônio: o maior poder deles é fazer a gente acreditar que estas coisas não existem…

E aí? Ah, vai atirar em mim agora?! Será feminicídio? Será racismo? Será apenas violência ou queima de arquivo? Tenho pena de vocês acharem que estou presa nestas grades, nestas palavras… EU SOU LIVRE!

Nenhum comentário: