domingo, dezembro 27, 2015

Debaixo da lupa (resenha)


Escuridão Total Sem Estrelas é mais uma obra-prima de Stephen King dividida em quatro incríveis contos. Neles é revelado o quanto podemos ser sombrios e agir normalmente simultaneamente. Fazemos coisas terríveis e boas ao mesmo tempo, às vezes sem nem dar conta. King só reforça o quanto é um ótimo leitor do cotidiano e da alma humana com uma imensa lupa sobre nós.

No primeiro conto, 1922, ficamos logo de cara, bem ali, sabendo que tudo vai dar errado a qualquer instante com a cumplicidade assassina de pai e filho. A tensão no invade cada vez que tudo é quase descoberto, mas ao que tudo indica o pior não é ser pego ou descoberto pelas autoridades... As sombras em uma escuridão total são bem piores.

Em seguida caímos na estrada com O Gigante do Volante e todas as trevas ao redor da violência sexual revoltante pelo mundo com uma escritora classe c sobrevivente de uma família tenebrosa... O filme com o envolvimento de King é totalmente fiel a este conto angustiante apontando todos os aspectos de até onde o ser humano pode chegar pelos desejos e pela dor.

Um pacto diabólico nos espera logo depois com Extensão Justa chegando a nos surpreender com os detalhes da inveja, da ira e da vingança silenciosa. É diferente de tudo já lido ou visto por nós e realmente podemos dizer que o Diabo está nos detalhes. Para fechar esta obra apagando o sol e qualquer brilho na noite por um tempo, lemos Um Bom Casamento. Neste o autoengano é sublinhado com a mais marcante cor florescente de reviravolta que já li. Como o conhecimento nos obriga a tomar atitudes e como estas vão nos mudar para sempre...

É sempre fácil falar de King, nem o é lê-lo. Não pela escrita ou pelos detalhes, mas pela verdade do que somos capazes.  Vá ler AGORA este vencedor do Bram Stoker e do British Fantasy!

*
Escuridão Total Sem Estrelas
Original: Full Dark, No Star
Stephen King
Tradução: Viviane Diniz
Editora Suma de Letras
Ficção Americana
copyright@2010

Brasil 2015
*

Um comentário:

Anônimo disse...

Lendo sua resenha,senti vontade de voltar a ler! Parabéns!