segunda-feira, fevereiro 20, 2017

Contaminação global



por Rafael Belo

A percepção de cada um sobre o mundo - se não for cópia - não é a mesma. O cérebro e a própria lógica deste funciona com uma particularidade tamanha difícil de medir. Como dimensionar o imaterial, às vezes nem entendido por quem o possui? Com respeito, certamente. A relatividade da simplicidade e da complexidade está ligada diretamente a quem esta diante deste dilema. Pode ser solução, problema ou sinceramente não significar nada e os rótulos distribuídos na saída do útero só aumentam o suficiente para nos reduzir às superfícies do olhar.

Neste caso, até cópias são diferentes. Só parecem iguais e tentam imitar. Ao primeiro olhar as percepções são só impressões. Estas não podem ser marcadas, não podem ficar. Nada fica no lugar por muito tempo. Até prédios e empreendimentos sólidos vão se liquefazendo diante do tempo e qualificar os efeitos do cotidiano é se manter irredutível em uma opinião, admitir a inexistência da deterioração e da evolução. A construção de cada um de nós é um mosaico, não um vidro liso sem cortes e recortes. Nós somos uma mudança constante mesmo quando não parece.

Aparência é uma palavra dizendo tudo: não significa nada sem contexto nem explicação. Na sociedade da imagem, confundimos paisagens com pessoas e temos raciocínios à toa sobre julgar o visto. Os pensamentos e posicionamentos sim são significantes como o verdadeiro diálogo. Mas, há ainda um algo mais em nós, ditos racionais. Uma conexão excessiva nesta sociedade conectada da informação e do instantâneo igualmente carente e solitária. Cara e coração são smiles e emotions avisando a chegada a todo instante no celular. Somos encontrados em todo lugar, mas estamos perdidos, desconectados da importância do outro.


Supomos ser simples para nós o mesmo para o outro e perdermos o tato, a percepção das necessidades deste. Assim como elogios são a Nutella de uns e o inferno de outros, o silêncio é o pesadelo de uns e a necessidade de outros... Se não nos dispomos a entender nem a diferença dos organismos, o contraste dos corpos, dos tamanhos, dos pesos, das medidas, da saúde de cada um como querer falar sobre o modo de pensar? Estamos longe de nos entender realmente, mas nem precisamos de entendimento. Precisamos de uma audição boa, excesso de paciência, a morte total do julgamento e a contaminação global do respeito. 

Nenhum comentário: