segunda-feira, novembro 06, 2017

Sempre há tempo



por Rafael Belo

Às vezes eu acordo em um dia como esta segunda-feira. É novembro. É início de semana. O dia começa nublado... Garoa em alguns lugares. Eu acordo segunda-feira e simplesmente olho ao redor. Sou este tempo ou apenas estou assim? Mais um pouco e outro ano termina... A vida significa especificamente algo? Somos alvos das nossas ações, reféns dos nossos sentimentos e significados só nós damos, mais ninguém. Penso na rotina e nos significados, nas fatalidades e liberdades, causas e efeitos até me dar conta na minha responsabilidade. Você já parou para pensar que é inspiração para alguém?

Não é algo que se aceita ou se assume. É um fato. Você não precisa ter um milhão de amigos, milhares de seguidores, incontáveis curtidas... Você pode não ter nada disso. Mas, sempre tem alguém te observando. Pode ser assustador, mas de que adianta temer isso? Nossas atitudes refletem sim por toda parte. Ação gera reação e em um mundo onde “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” atribuída a Lavoisier responsável por derrubar crenças antigas com provas científicas e que teve a cabeça guilhotinada há 223 anos sob a frase de Lagrange : “não bastará um século para produzir uma cabeça igual à que se fez cair num segundo”.

A frase de Lavoisier, veja só, não é dele. Já falei sobre isso há um tempo. É de Anaxágoras de Clazômenas um filósofo pré-socrático responsável por todo o desenvolvimento da filosofia que viria, isso por volta de 500 Antes de Cristo... Tudo isso só serve para provar a frase. Enfim, somos responsáveis por cada atitude nossa não importa se estamos conscientes delas ou de nós mesmos. Sem saber estamos inspirando uma criança, uma senhora, aquele colega de trabalho, da rua, da escola, da faculdade, desconhecidos... Como saber? Se ninguém disser só podemos cogitar a ideia. Mas, pode ter certeza você é inspiração!


Por isso, é primordial a pergunta: você tem feito o que? Você questiona seus atos? Tem orgulho dos seus feitos? Acredita ter tipos de pessoas? Faz das redes sociais plataforma para criticar gratuitamente ou propõe soluções? Cria discórdia ou concórdia? Promove a união ou desunião? Amor ou desamor? Tristezas ou alegrias? Promove o ódio? Cria guerras? Emite paz? Faz elogios? Demonstra gratidão? Libera perdão? Sua vontade importa e você afeta as pessoas ao seu redor. Cabe a cada um de nós demonstrar qual referência estamos emitindo no momento porque sempre há tempo de mudar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Perfeito!