segunda-feira, maio 26, 2014

Uma linha iluminada pelo tempo (resenha Iluminadas) – por Rafael Belo


O tempo é uma linha desfiada da eternidade. Hoje, ontem e amanhã acontecem no mesmo instante. Mudam nossas experiências, nossas expectativas e nossas lamentações. Tudo contido na memória. Acessada por nós e esquecida. Dizem sempre haver o momento onde começamos a reclamar da oportunidade perdida, de mudanças não feitas... O Famosos ses. Mas e se pudéssemos voltar ao passado e ir ao futuro como ficaria esta linha desfiada pela eternidade. Eu particularmente nada mudaria. Ficaria tentado nos mais dramáticos e horrendos acontecimentos, mas assim como estes os meus momentos passados fazem quem eu sou e o que o mundo se tornou nesta desfiada linha. Assim também seria o pensamento para o futuro.

Lauren Beukes segue esta linha e cria um portal envolvendo Kirby, Dan e, o serial killer, Harper, no thriller Iluminadas. Objetos do passado e do futuro são o suvenir e a marca do assassino. Perde-se o passado, o presente e o futuro nesta alucinante história engenhosa. Esta mistura de romance histórico, terror, suspense e ficção científica nos abraça com tempo mesmo se acharmos não o termos. Levando ao extremo a inveja da luz, a vontade de ceder ao fruto proibido e morder a injustiçada maçã devorando todo o conhecimento.

Sabemos o quanto as luzes atraem. Mesmo aqueles seres voadores. Mas enquanto alguns de nós precisam se acender no decorrer da vida, outros já nascem iluminados. Atraem todo tipo de pessoas ao seu redor e quem está perto nem sempre possui as melhores intenções. Muitos ficam se debatendo nestas luzes como as mariposas sedentas por seu lugar ao sol, mesmo se este for artificial. “Iluminados” geram amor e ódio na mesma proporção. Uma adoração magnética pulsando direto dos dons destes. Atraindo, traindo, tentando fazer “gato” desta energia e a condensar em si mesmos.


Podemos ser esta linha iluminada pelo tempo. Ainda buscando saber se devemos nos conjugar ontem, hoje ou amanhã, pois ainda seguimos o rastro das iluminadas brilhando, tentando criar nosso próprio rastro, deixando a trajetória da estrela talvez esquecida em nós no céu de ilusões montado na nossa mente. Quem sabe também sejamos iluminados e estejamos destinados a encontrar esta luz em nós, porque, ao que parece, ela pode ser apagada quando menos esperamos.


Melhores mistérios de 2013
Lançado no dia 12 de abril no Brasil. Iluminadas, de Lauren Beukes, foi eleito um dos melhores livros de 2013 pelo jornal The Guardian, pela Amazon e por milhares de leitores do site GoodReads, concorre ao prestigioso Strand Critics AwardsPromovido pela Strand Magazine, o prêmio reúne anualmente críticos dos mais importantes veículos de comunicação norte-americanos, como The Los Angeles Times, Chicago Tribune, Time e CNN, para escolher os melhores livros de mistério. A premiação está marcada para o dia 9 de julho, em Nova York.
Iluminadas conta a história de Harper Curtis, um assassino que viaja no tempo atrás de suas vítimas, e Kirby Mazrachi, uma garota que sobreviveu a um ataque brutal do misterioso criminoso. Incapaz de esquecer o fato, Kirby começa a investigar casos semelhantes ao seu,  ligados por evidências impossíveis.




Nenhum comentário: