quarta-feira, dezembro 20, 2017

Devo preocupar os outros (miniconto)







por Rafael Belo

Lá vou eu de novo me sentar culpada distante ou com este sentimento de rejeição, esta necessidade de aprovação... É uma sensação de caverna. Não, não sou uma ogra, uma mulher das cavernas no sentido literal, mas me sinto vulnerável ao me revelar, ao dizer quaisquer coisas sobre mim, ao ter muito conhecimento. Prefiro me esconder o máximo possível e parecer mais forte ainda por fora, com este sorriso, estas histórias, minhas memórias... Esta trajetória dos silêncios sobre as coisas realmente importantes, as falantes sobre mim...

Qual o motivo de eu me apegar em me esconder? Pareço um jardim de jasmins na primavera ou dramáticos e pequeninos amores-sem-fim deixando a chuva virar uma cortina blackout toda ao meu redor. É bem pior aceitar as coisas como são sem tentar mudar e, ao invés de aproveitar a chuva, deixá-la me encharcar e carregar como uma indigente. Vou nesta próxima enxurrada nem sei para onde. Será que gosto da chuva pelos motivos errados ou não há errado motivo?

Às vezes me sinto apenas um adjetivo deste corpo de poucas curvas, celulites, estrias e envelhecendo. Não importa qual idade tenho fico pensando se vale à pena me envolver, me revelar, sair desta ostra onde estou tão confortável... Deveria arriscar quantas vezes mais? Não deveria me sentir culpada e me afastar, mas se me sinto assim não vou me enganar... Quantas vezes eu estive errada e, orgulhosa, continuei me dizendo certa? É tão mais fácil dizer “estou bem” e pronto... Não é?


Só quero ver quem nunca se automedicou, quem nunca se calou, quem nunca escondeu algo nesta vida...? Ninguém entende o que acontece na vida de ninguém não, pelo menos não da mesma forma porque ninguém sente igual até se for muito semelhante... Cada um é único e exclusivo, mas precisa perceber isso, né? Quando eu vou perceber, heim?! Prefiro dizer nunca nem vi e seguir. Vou dormir se minha ansiedade deixar e se eu não acordar? Será que alguém sabe se tem luz nesta caverna? Ou vela? Ou fogo? Devo preocupar os outros?

Nenhum comentário: