segunda-feira, março 12, 2018

Ainda somos humanos





por Rafael Belo

As pessoas já não acreditam em fatos. Elas querem provar que estão certas. Que a versão delas de qualquer acontecimento é a válida e o restante não…. E partem para a agressão. Agressão física, moral, psicológica gerando um ciclo de violência sem fim. Então, vemos mais uma criança, um ser humano inocente, ser espancado até a morte… Quais as chances que Emanuelly teve? A mãe foi denunciada mais de uma vez e foi feito o que? Visitas. Cerca de dez visitas para constatar que parecia tudo bem?

Qual outra aparência teria? Não havia outras medidas? Um psicólogo não deveria entrar em ação e conversar com toda a família? Agora é irreversível e só não será irrelevante se medidas mais eficientes se tornarem lei e forem tomadas. Sempre trabalhamos com o corretivo que significa simplesmente que para aquela situação é tarde demais e consequentemente caro demais de todas as formas. Mas a eficiência do preventivo, no caso, mostrou que não é suficiente… Quantas coisas são insuficientes na tua vida e você segue como se tivesse tudo bem, querendo provar algo para o outro e não para si mesmo? E você acha que está vivo?

Vivo só para depois dizermos mais uma vez acontece? Ou vamos dizer de novo? Ou vamos ficar indignados? Vivemos indignados com os acontecimentos e a falta de solução ou simplesmente trabalhamos na indiferença? Para depois reclamarmos, dizermos que não deu certo? Querendo começar de novo? Há muita raiva acumulada em nós fazendo nós doloridos e vivemos se motivo, sem razão… Gritamos nos trânsito sozinhos com o outro, brigamos por pouco, brigamos por nada… Colocamos a culpa da nossa situação em alguém que queremos descontar e depois?

Qual a quantidade de raiva e perturbação devemos acumular para sermos capazes de tirar a vida de alguém que supostamente deveríamos amar? O mundo está para acabar desde seu nascimento porque sabemos tanto, mas só usamos nosso conhecimento para sermos mais violentos, revidar e destruir. Uma vida é paga com outra? É a solução? Porque tanto desamor e ódio? Uma das razões pode ser a crença de que deveríamos ser privilegiados, ricos, repletos de só coisas boas e dons… Mas vem a realidade dar na nossa cara e ainda assim fingimos que é alguma falha técnica no sistema, e eliminando a falha tudo volta ao normal, nada aconteceu… A gente não aprende, porém bem que poderíamos pensar:  Se dói ainda somos humanos.

Nenhum comentário: