segunda-feira, setembro 08, 2014

Os maiores roedores do planeta – por Rafael Belo



A natureza convive com a gente naturalmente, mas não respeitamos seus limites. Ela está próxima, mas nunca o suficiente. Precisamos tocar, assustar, debandar para registrar em busca de comentários e curtidas. Invadimos o ambiente deles, mas não basta. Os animais se protegem e observam sem medo pessoas correndo ao seu redor em bicicletas, patins, skates, a pé mesmo... É um sábado se pondo.

Há crianças por toda parte brincando, correndo longe dos celulares e da web. As famílias, mesmo com a necessidade de fotografar e compartilhar, estão juntas ao som da natureza. Enquanto isso, as capivaras estão longe das moitas confraternizando. Protegem os seus ingerindo a grama e ao contrário dos seus pequenos irmãos, ninguém quer se afastar – pelo contrário.

Este grande roedor, aliás, o maior roedor do mundo, se reproduz até duas vezes por ano de onde podem sair oito novas capivarinhas. O macho e seu harém de seis fêmeas chegam a ser uma família de quase 48 animais. Elas deveriam dormir de manhã à sombra, nadar à tarde e se alimentar à noite. Mas, no meio urbano seus hábitos vão da vontade delas. Elas nadam à noite, dormem quando querem e comem quando desejam.


Costumamos vê-las em manadas e andando lentamente, porém, elas também estão por aí sozinhas e são rápidas nas águas. Já foram animais domésticos em tempos imemoriáveis de tribos indígenas que foram quem as nomearam “comedoras de capim”, vulgo capivara. Sentadas nos observando talvez pensem que somos nós os invasores, os maiores roedores do planeta.

Nenhum comentário: